Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2002 - 17h28

Dupla brasileira escala o monte mais alto da América

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Vítor Negrete e Rodrigo Rainieri, de Campinas, tornaram-se os primeiros brasileiros a escalar o monte Aconcágua, na Argentina _o mais alto da América (6.959 m) e oitavo do mundo_, pela face sul. Os dois chegaram ao topo da montanha ontem.

A face sul é considerada a mais difícil via de acesso ao cume do Aconcágua -os outros caminhos são a rota normal, a mais utilizada, e a glaciar dos polacos, segunda mais desafiadora. Para chegar ao topo da montanha pela face sul, os alpinistas precisam enfrentar um paredão com quase 3.000 m de gelo e rochas, além do perigo constante de avalanches.

Negrete a Rainieri já haviam tentado escalar o Aconcágua por essa via no início do ano passado, mas não obtiveram sucesso.

Além de conseguir um feito inédito para atletas brasileiros, os alpinistas tiveram uma emoção extra durante a expedição.

A dupla disse, em entrevista à TV Globo por rádio, ter encontrado os corpos de Othon Leonardos e Alexandre Oliveira, mortos no Aconcágua em fevereiro de 1998.

Eles participavam de uma escalada quando foram atingidos por uma avalanche. Junto com os dois alpinistas morreu também Mozart Catão, primeiro brasileiro a escalar o Everest, montanha mais alta do mundo (8.848 m), em 1995, com Waldemar Niclevicz.

"Fizemos um minuto de silêncio e rezamos. A aparência deles é muito serena. Eles estão sentados, olhando para a Cordilheira dos Andes", disse Rainieri.

Os corpos dos dois brasileiros já haviam sido localizados, mas não puderam ser resgatados. Já o de Catão continua desaparecido.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página