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25/10/2007 - 10h18

Vídeo contradiz versão da McLaren e reforça tese de erro de Hamilton

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da Folha de S.Paulo

A hipótese de que um erro banal de pilotagem custou o título mundial de Lewis Hamilton no GP Brasil ganhou força graças à câmera instalada no carro do inglês e à iniciativa de torcedores da F-1 mundo afora.

As imagens da transmissão da TV mostram o exato momento em que o novato subitamente perdeu rendimento, na oitava volta. Capturada por seguidores da categoria, rodaram a internet, em sites como YouTube e Dailymotion.

Instantes antes de o carro apagar, Hamilton passa o polegar esquerdo sobre o volante, na área onde está o botão do ponto morto. Segue-se, então, uma seqüência de movimentos frenéticos, para tentar fazer o carro voltar ao ritmo normal.

Quando consegue, o inglês, antes sexto colocado, já é o 18º. O vídeo corrobora a reportagem do "La Presse". Na segunda-feira, o jornal canadense publicou uma suposta declaração de Hamilton admitindo o deslize: "Meu dedo escorregou no volante, e eu acidentalmente apertei o botão usado na hora da largada. O carro entrou em ponto morto, e tive que reinicializar o sistema". É a descrição das cenas disponíveis agora na internet.

A McLaren, porém, correu para desmentir o diário de Montréal. Segundo a equipe, a queda de rendimento em Interlagos foi causada por uma pane no software que comanda o sistema de troca de marchas.

"Isso já aconteceu antes. E, quando acontece, o piloto precisa esperar o carro chegar a 40 km/h ou 60 km/h para então reiniciar o sistema, engatar a primeira e começar tudo de novo", disse à reportagem o paranaense Ricardo Zonta, piloto de testes da Renault nesta temporada.

"Na Toyota [onde trabalhou até o ano passado], havia uma proteção no botão, para que o piloto não esbarrasse sem querer. Não cheguei a ver o volante da McLaren, mas, se não tiver o protetor, é um grande erro."

Nas imagens disponibilizadas pela McLaren do volante do MP4-22, o modelo deste ano, não há nenhuma proteção no botão do ponto morto.

O problema aniquilou as chances de Hamilton no Mundial. Ele chegou a São Paulo com 107 pontos no campeonato, contra 103 de Fernando Alonso e 100 de Kimi Raikkonen. Com o espanhol confinado atrás das duas Ferrari, bastava ao inglês chegar em quinto lugar para celebrar o título.

Não deu. Despencando para 18º, o máximo que conseguiu foi terminar o GP em sétimo. Alonso ficou em terceiro. E o título foi para o azarão Raikkonen, vencedor da prova.
A Hamilton restou o vice-campeonato. À F-1, mais uma polêmica. Que talvez ganhe novos contornos agora.

Veja o vídeo da manobra de Hamilton

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Comentários dos leitores
É incrível como os céticos não sabem valorizar um trabalho bem feito. Tantas vagas abertas e não preenchidas na F-1 por que os pilotos não tem $$$. Temos um brasileiro há 17 anos correndo que não paga nada, pelo contrário, recebe para estar ali. Mesmo assim não valorizam uma história tão suada, sofrida e batalhada como a do Barrichello, típico brasileiro.
Mas eu esqueci... Tem brasileiro que come sardinha e arrota caviar, ou seja, se identifica em pilotos como o Sr Schumacher que venceu 7 campeonatos. Mesmo que alguns tenham sido anti-éticos, mas enfim, nos calamos para a corrupção não é mesmo?
sem opinião
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Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
Valentin Makovski (521) 29/01/2010 13h45
""Em seu primeiro rali, Raikkonen bate em árvore e abandona prova""
Todo piloto acha que carro é tudo igual!!!!!! A única coisa em comum, são as 4 rodas somente. No resto um carro de F1 é óleo e o de Rally é água.
8 opiniões
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adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
adriano santos (89) 28/01/2010 09h38
A formula Um valoriza os grandes talentos....Se o nosso BRUNO SENNA LALLI...for um grande talento...não lhe faltará espaço e equipes interessadas... 1 opinião
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