Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2002 - 18h00

Lusa vence na estréia de Valdyr Espinosa

Publicidade

da Folha Online

Não foi exatamente como Valdyr Espinosa prometeu, mas a Lusa conquistou hoje uma grande vitória no Torneio Rio-São Paulo ao bater o Fluminense por 4 a 3, no Maracanã, na estréia do treinador. Ele queria ver seu time veloz e com qualidade no passe de bola, mas o triunfo acabou se devendo mais aos diversos erros defensivos do adversário.

Confira aqui os melhores momentos da partida.

A promessa de ofensividade da Lusa parecia que seria cumprida já que, logo a 1min de jogo, Uribe abriu o placar. Foi um chute de Márcio Goiano que bateu na trave e, no rebote, o chileno apenas teve o trabalho de empurrar para a rede.

Incrivelmente tranqüila, a equipe do Canindé aproveitou a vantagem inicial para tentar deixar o adversário nervoso. Em vez de velocidade, o time de Espinosa preferiu tocar a bola. Desta forma, criou outras três chances para ampliar o marcador.

Só conseguiu aos 15min, numa boa jogada do lateral-esquerdo Alemão. Ele cruzou na cabeça do pequenino (1,62m) Evandro, que nem precisou pular para superar Murilo e fazer o segundo da Lusa no Maracanã.

Desesperada, a torcida do Fluminense começou a reclamar do time temendo uma goleada. Os protestos serviram para acordar os cariocas, que aos poucos assumiram o controle da partida.

A habilidade de Roger começou a fazer a diferença, mas foi Fernando Diniz _ numa grande jogada na ponta esquerda _ quem abriu o caminho para a reação do time tricolor. No levantamento, Magno Alves se antecipou a Alemão e descontou, sem chances para Bosco.

O gol fez o jogo mudar de vez. Recuada, a Lusa deu todos os espaços necessários para que o Fluminense _ explorando as duas laterais do campo _ se aproximasse do empate.

Magno Alves, aos 40min, e Alex, aos 44min, foram individualistas e desperdiçaram boas chances. Se tivessem optado pelo passe, a partida já estaria empatada. No final do primeiro tempo, Rogério Pinheiro _ que já tinha cartão amarelo _ fez falta dura em Flávio e foi expulso.

Os times voltaram com alterações na etapa final. No Fluminense, Júlio César entrou em lugar de Sidney para tentar aproveitar a ausência de um jogador no adversário. Espinosa, justamente para neutralizar o problema, tirou Uribe e colocou o zagueiro Elvis.

Mas quem deu o tom foram os laterais-direitos. Aos 8min, Flávio chutou de longa distância e acertou o ângulo direito de Bosco, marcando um golaço. Nem houve tempo para comemoração: na saída de bola, Ricardo Oliveira chutou torto e Márcio Goiano apareceu sozinho para colocar a Lusa na frente outra vez.

Melhor posicionado em campo, o Fluminense conseguiu encurralar o adversário. Recuada, a equipe de Espinosa acabou sofrendo o gol de empate numa grande jogada individual de Roger. Ele lançou para Magno Alves chegar na cara de Bosco e marcar, deixando tudo igual.

A Lusa não desistiu, mas chegou apenas esporadicamente ao gol de Murilo. Num desses lances, aos 30min, Sinval dominou e rolou para Evandro marcar o quarto gol do clube paulista.

Foi o suficiente para que o tricolor carioca ficasse desesperado e passasse a atacar desordenadamente. Nos últimos dez minutos, toda a Lusa foi para defesa para segurar o resultado. E deu certo, até porque o Fluminense pouco conseguiu fazer para reverter a situação.

FLUMINENSE
Murilo; Flávio, César (Paulo Isidoro), Régis e Paulo César; Marcão, Sidney (Júlio César), Fernando Diniz e Roger; Alex e Magno Alves. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

LUSA
Bosco; Márcio Goiano, Vinícius, Rogério Pinheiro e Alemão; Élson, Lelo (Marcus Vinícius), Uribe (Elvis) e Evandro; Ricardo Oliveira (Ricardo Lopes) e Sinval. Técnico: Valdyr Espinosa.

Gols: Uribe a 1min, Evandro aos 15min e Magno Alves aos 28min do primeiro tempo; Flávio aos 8min, Márcio Goiano aos 9min e Evandro aos 30min do segundo
Juiz: Leonardo Gaciba (RS)
Cartões amarelos: Paulo Isidoro, Régis, Fernando Diniz, Alex, Élson, Alemão, Bosco e Uribe
Cartão vermelho: Rogério Pinheiro
Local: Maracanã, hoje à tarde

Leia mais sobre os torneios regionais:

  • Rio-São Paulo
    Artilheiros
    Artilheiros da história
    Calendário
    Campeões
    Classificação
    Clubes
    História
    Regulamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página