Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2002 - 15h28

Número um da "corrida" vence, e cabeças dominam quartas-de-final

Publicidade

da Folha Online

O sueco Thomas Johansson, líder do ranking da "corrida dos campeões", conquistou no início desta tarde (noite no horário local) a última vaga para as quartas-de-final do Masters Series de Montecarlo. Ele virou o jogo contra o romeno Andrei Pavel e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/4 e 7/5.

Com isso, fará uma semifinal "atípica" com o inglês Tim Henman, que passou pelo argentino Juan Ignácio Chela. Tanto Johansson como Henman são famosos pelas dificuldades que encontram sempre que jogam em torneios no saibro.

Em Montecarlo, o primeiro dos grandes torneios em terra batida, o sueco colecionava cinco derrotas em estréias, antes de 2002, e o inglês chegou às quartas no ano passado, mas antes disso, nunca havia passado da segunda rodada.

Domínio dos cabeças
Desta forma, as quartas-de-final ficaram decididas, com seis cabeças-de-chave. Além de Johansson (8º pré-classificado) x Henman (4º), o primeiro Masters europeu do ano terá os também favoritos: Juan Carlos Ferrero (2º), Tommy Haas (5º), Marat Safin (6º) e Sébastien Grosjean (7º), além de Carlos Moyá e Albert Costa.

Clique aqui para conferir todos os confrontos das quartas-de-final em Montecarlo.

Assim, a "Armada Espanhola" terá três representantes, além de ser o único país com mais de um tenista ainda com chances de conquistar o campeonato.

A Espanha tem também o único que já levantou a taça no Principado de Mônaco, Moyá, campeão de-98 _o jogador de Palma de Mallorca está em alta, após eliminar o número um do ano passado, Lleyton Hewitt, e seu compatriota Alex Corretja.

América decepciona
A decepção do ano fica para as Américas, principalmente a América do Sul, sempre especialista em saibro e que conquistou três dos últimos cinco títulos em Montecarlo.

Sem Guga, campeão de 1999 e 2001 e que não disputou a competição por estar se recuperando da artroscopia feita no quadril direito no final de fevereiro, o continente sul-americano viu a eliminação de seus três representantes nas oitavas-de-final.

O campeão de 1997, Marcelo Ríos, desistiu de continuar a disputa com Ferrero, no segundo set da partida, por sentir dores em seu joelho esquerdo, que ainda não se recuperou totalmente de uma mini-operação realizada no final do ano passado.

Já as revelações argentinas Juan Ignácio Chela, 21, e David Nalbandián, 20, caíram em jogos disputadíssimos, contra Tim Henman e Marat Safin, respectivamente.

Desfalcados de Andre Agassi (em má forma) e Pete Sampras (problemas pessoais), que desistiram de disputar o torneio, os Estados Unidos também já foram eliminados. Jan-Michael Gambill e James Blake caíram na primeira rodada, enquanto Andy Roddick parou nas oitavas, derrotado por Tommy Haas.

Leia mais sobre tênis:

  • Masters Series de Montecarlo
    Chave
    Campeões
    Cabeças-de-chave
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página