Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2002 - 07h12

Fifa elege seleção com os 11 melhores jogadores de todas as Copas

Publicidade

da Folha Online

A Fifa divulgou hoje o resultado de eleição feita com internautas do mundo todo para a escolha da melhor seleção da história das Copas. Três brasileiros garantiram lugar no time: Romário, Roberto Carlos e, claro, Pelé.

A eleição foi realizada no site oficial da Fifa e o resultado, como já era esperado, está longe de agradar a todos os torcedores. Veja a seguir a lista completa

Goleiro: Lev Yashin (URS)
Defesa: Paolo Maldini (ITA), Franz Beckenbauer (ALE) e Roberto Carlos (BRA)
Meio-campo: Diego Maradona (ARG), Zinedine Zidane (FRA), Roberto Baggio (ITA) e Michel Platini (FRA)
Ataque: Johan Cruyff (HOL), Pelé (BRA) e Romário (BRA)

Veja abaixo mais detalhes sobre os jogadores escolhidos e depois clique aqui para discutir a lista da Fifa com outros internautas.

Goleiro
Para o gol, foi escolhido o russo Lev Yashin, que apesar de nunca ter vencido uma Copa, tornou-se um jogador lendário por sua defesas incríveis.

Ele disputou as Copas de 1958, 1962 e 1966 e era conhecido como "aranha negra", em referência à sua grande envergadura e ao fato de sempre usar uniformes completamente negros.

Atrás de Yashin ficaram, por ordem de votação, o dinamarquês Peter Schmeichel, o italiano Dino Zoff, o francês Fabian Barthez, o paraguaio José Luis Chilavert, o inglês Gordon Banks e o brasileiro Cláudio Taffarel.

Defesa
O time da Fifa contraria a estratégia da maioria dos treinadores atuais e joga com apenas três jogares na defesa, com dois laterais-esquerdos: o italiano Paolo Maldini e o brasileiro Roberto Carlos, que ainda jogam, e o alemão Franz Beckenbauer.

Maldini, que atua no Milan, anunciou que não jogará mais pela seleção após a desclassificação da Copa-2002 diante da Coréia do Sul. Ele tem a impressionante marca de quatro Mundiais disputados, já que também havia estado nos torneios de 1990, 1994 e 1998.

Já Roberto Carlos, do Real Madrid, está jogando a sua segunda Copa. Na edição anterior, ele chegou até a final, quando o Brasil foi derrotado pela França por 3 a 0.

Já Beckenbauer teve uma das histórias mais brilhantes do futebol. Conhecido como "kaiser", em referência aos imperadores do antigo império germânico, ele disputou três Copas, em 1966, 1970 e 1974. Em seu último Mundial, o alemão liderou a equipe de seu país rumo ao título.

Os outros defensores mais votados foram: o italiano Franco Baresi, os franceses Marcel Desailly e Liain Thuram, o coreano Myung Bo Hong, o inglês Bobby More, o brasileiro Carlos Alberto Torres e o argentino Daniel Passarella.

Meio-campo
Os internautas elegeram uma verdadeira "seleção de estrelas" para jogar no meio-campo do time dos sonhos da Fifa: Diego Maradona (Argentina), Zinedine Zidane (França), Robeto Baggio (Itália) e Michel Platini (França).

Maradona, considerado o último grande mito do futebol, ganhou projeção internacional ao ganhar a Copa de 1986, no México, praticamente sozinho. O jogo mais lembrado daquele Mundial é Argentina x Inglaterra, quando o meia fez dois gols: um com a mão e outro após driblar metade do time adversário, inclusive o goleiro. Ele também jogou em 1982, 1990 e 1994.

Zidane, do Real Madrid, conduziu a seleção francesa na conquista de 1998. No último jogo, o meia teve atuação impecável e marcou dois gols na vitória sobre o Brasil por 3 a 0. Nesta Copa de 2002, passou em branco.

Outro escolhido foi Roberto Baggio, que era ídolo incontestável da torcida italiana até perder o pênalti que deu ao Brasil o título da Copa de 1994, nos EUA. Ele também jogou em 1990 e em 1998, e até hoje é defendido por muitos italianos.

Michel Platini é considerado até hoje o melhor jogador francês da história. Foi um dos meias de toque mais refinado da história do futebol. Atuou nas Copas de 1978, 1982 e 1986, mas nunca conquistou um título.

Além desse quarteto, também tiveram boas votações Lothar Matthaeus (Alemanha), Ruud Gullit (Holanda), Zico e Dunga (Brasil), Bobby Charlton (Inglaterra) e Gheorghe Hagi (Romênia).

Ataque
Três jogadores formam o ataque e completam a lista dos "melhores de todas as Copas": o holandês Johan Cruyff e dois brasileiros: Romário e Pelé.

Cruyff entrou para a história disputando apenas um Mundial, o de 1974. Ele era o principal jogador da "laranja mecânica" apelido pelo qual ficou conhecida a seleção holandesa. O time encantou o mundo e chegou à final, mas perdeu o título para os alemães.

Romário teve sua glória em 1994, quando foi o principal destaque da vitoriosa campanha brasileira. Em 1998 foi cortado da equipe pouco antes da Copa, devido a uma contusão e, em 2002, apesar de contar com o apoio da torcida, ficou de fora por decisão de Luiz Felipe Scolari.

Edson Arantes do Nascimento, conhecido internacionalmente como Pelé, alcançou a unanimidade e é apontado por todos como o melhor jogador da história. Ele venceu três dos quatro mundiais que disputou. Pelé ganhou as taças de 1958, 1962 e 1970, perdendo apenas a de 1966, que ficou com os ingleses.

Os outros atacantes votados foram, pela ordem: Marco Van Basten e Dennis Bergkamp (Holanda), Juergen Klinsmann (Alemanha), Eusébio (Portugal), Gerd Müller (Alemanha), Bebeto e Garrincha (Brasil).

Números gerais
Entre os jogadores que participaram da eleição, os brasileiros tiveram a melhor performance, com 23,1% dos votos. Depois apareceram os franceses (14,5%), os italianos (13,1%), os holandeses (9,1%) e os argentinos (9%).

Leia mais: Copa do Mundo-2002
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página