Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2000 - 18h57

Vampeta e Ronaldo reinauguram cinema na Bahia

Publicidade

da Agência Folha, na Bahia

Divulgação

Vampeta, Ronaldo e ACM durante
a reinauguração

Depois de quase três anos em obras, um dos mais antigos cinemas em funcionamento no Brasil, o Rio Branco, foi reinaugurado hoje em Nazaré (BA) pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL) e pelos jogadores Vampeta (Corinthians) e Ronaldo (Inter, de Milão).

Fundado em dezembro de 1927, o Rio Branco estava prestes a ser vendido à Igreja Universal do Reino de Deus quando foi comprado pelo meia Vampeta, em 1996, por R$ 80 mil. O jogador do Corinthians gastou mais R$ 300 mil para devolver ao cinema suas características originais.

"O cinema está como no dia de sua inauguração", disse o aposentado Nelson Santiago, 94, que trabalhou na construção do Rio Branco e hoje compareceu à festa que marcou a reinauguração.

Com dois pavimentos e capacidade para abrigar 670 pessoas, o Rio Branco é uma das poucas casas de espetáculo em estilo art-nouveau no Nordeste. Localizada a 216 km de Salvador por estrada, na região do Recôncavo, Nazaré tem cerca de 30 mil habitantes.

"O prédio está entregue à comunidade. Tudo o que eu fiz foi para ajudar o povo de Nazaré, minha cidade. Eu não visei e não viso fins lucrativos com a compra deste cinema", disse Vampeta.

Político, o senador Antonio Carlos Magalhães aproveitou a festa de reinauguração do Rio Branco para pedir ao governador César Borges (PFL) a colocação do busto do jogador do Corinthians em frente ao prédio.

Em cima de um pequeno palanque instalado na entrada do cinema, ACM elogiou a atitude do jogador corintiano. "Os ricos deste país devem seguir o exemplo de Vampeta e investir mais em projetos comunitários."

Ainda no palanque, o atacante Ronaldo autografou uma camisa da Inter e entregou ao senador. O meia Vampeta também entregou a ACM uma camisa do Corinthians.

"Fiz questão de convidar o senador Antonio Carlos Magalhães porque sei que ele ama a Bahia, assim como eu amo Nazaré", disse Vampeta, em seu rápido discurso.

Depois do descerramento da placa comemorativa, Vampeta, Ronaldo, ACM e o governador César Borges assistiram ao curta-metragem "Rádio Gogó", filme dirigido por Araripe Júnior. Com 20 minutos, o enredo do filme é baseado no futebol.

O Rio Branco foi inaugurado em dezembro de 1927 com a exibição de "Uma Noite de Amor", filme estrelado por Greta Garbo. Durante mais de 40 anos, o cinema foi a principal atração cultural da região.

Hoje à noite, em seu primeiro dia de funcionamento depois da reinauguração, o Rio Branco exibiria o filme italiano "Cinema Paradiso".

Leia mais sobre esporte na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página