Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2002 - 15h22

Capitão Acioly ressalta espírito de equipe do Brasil na Davis

FERNANDO CAMINATI
enviado especial da Folha Online ao Rio

A Copa Davis é a mais tradicional e importante competição por equipes do tênis mundial. Mas para o capitão brasileiro, Ricardo Acioly, nem todos os países conseguem dar o verdadeiro espírito de equipe a suas participações no torneio.

Ainda segundo Acioly, que como capitão tem a função de técnico geral da equipe, este fator tem sido uma das maiores forças do Brasil nos últimos confrontos pelo torneio.

"A iniciativa de cada um, somada ao espírito de equipe que temos quando estamos representando o Brasil é o que nos faz ser um time forte e respeitável na Davis", disse o capitão brasileiro, após a vitória de 4 jogos a 0 sobre o Canadá, no Rio.

Acioly ressalta, além do espírito de união dos jogadores, o trabalho em conjunto com os técnicos individuais de cada um deles durante os confrontos.

"Trabalho de Davis é unir forças. Porque não vou chegar aqui e mudar tudo com os jogadores em uma semana. Temos que interagir, e temos feito isso muito bem, com os outros treinadores. E isto é algo que nem todos os times têm", disse.

Em equipes de outros países, com muitas estrelas num mesmo grupo, os egos se chocam e impedem um desempenho melhor nos confrontos. A rivalidade entre jogadores do mesmo país também atrapalha alguns dos adversários brasileiros.

E tem sempre o fator torcida, que motiva e estimula muito o jogo dos brasileiros quando estão em casa. "Todo mundo viu como nossos meninos jogam empolgados em casa. Ontem, nossa dupla estreou bem e saiu de uma situação difícil para conquistar uma grande vitória com a ajuda da torcida."

Acioly coordena também um trabalho de renovação na CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e trouxe para este confronto no Rio cinco dos principais juvenis do tênis brasileiro para que eles tivessem contato com o time da Davis, treinassem com os profissionais e sentissem um pouco deste clima.

Leia mais sobre a Copa Davis:

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página