Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2002 - 17h17

Confira como foi a temporada de Lleyton Hewitt

da Folha Online

O australiano Lleyton Hewitt, 21, conquistou hoje o bicampeonato da Corrida dos Campeões com a derrota do norte-americano Andre Agassi para o espanhol Juan Carlos Ferrero, na Masters Cup de Xangai, e se tornou o atleta mais jovem a terminar por dois anos consecutivos na liderança do ranking.

Hewitt conquistou quatro torneios neste ano, três a menos do que em 2001.

Antes dele, apenas outros seis tenistas conseguiram se manter por dois anos consecutivos ou mais na liderança desde a introdução do ranking no tênis profissional, em 1973: são eles os norte-americanos Jimmy Connors (entre 1974 e 78), John McEnroe (81 a 84), Pete Sampras (93 a 98), Ivan Lendl (85 a 87 e em 89) e os suecos Bjorn Borg (79/80) e Stefan Edberg (90/91).

Ao todo, o tenista australiano venceu 57 partidas nesta temporada e perdeu 14.

Títulos, foram quatro. O primeiro deles o Torneio de San José, na Califórnia, Estados Unidos, quando derrotou justamente Andre Agassi na final.

Em seguida, ainda na Califórnia, Hewitt conquistou o Masters Series de Indian Wells, também na Califórnia. O adversário da final foi o inglês Tim Henman.

Hewitt só voltou a conquistar um título em junho, o Torneio de Londres. Seu adversário na final, curiosamente, foi novamente o inglês Tim Henman.

Seu título mais importante na temporada, também em junho, na Inglaterra, foi o Torneio de Wimbledon, um dos quatro Grand Slams. Na final, Hewitt bateu a surpresa da competição, o argentino David Nalbandián, por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/3 e 6/2.

Em agosto, o tenista australiano chegou na final do Masters Series de Cincinnati, contra o espanhol Carlos Moyá. Dessa vez, no entanto, Hewitt foi batido pelo rival por 5/7 e 6/7(5).

No final de outubro, outra decepção. Hewitt chegou na final do Masters Series de Paris, quando perdeu para o russo Marat Safin.

Nos torneios de duplas, Hewitt disputou 12 partidas, venceu cinco e perdeu sete, sem conquistar títulos.

Sua premiação acumulada na temporada é de US$ 2,352 milhões. Na carreira, este valor chega a US$ 8,596 milhões.

Em toda carreira, Hewitt disputou 252 jogos e perdeu 81. São 16 títulos de simples e dois nos torneios de duplas.

Leia mais: no especial de Tênis
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página