Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2002 - 10h58

Hewitt bate Federer e decide o Masters de Xangai com Ferrero

da Folha Online

Depois de quase três horas de partida contra o suíço Roger Federer, o australiano Lleyton Hewitt venceu o jogo e vai tentar o bicampeonato do Masters de Xangai, que reúne os oito melhores tenistas da temporada.

O adversário da decisão -amanhã, às 5h (horário de Brasília)- será o espanhol Juan Carlos Ferrero, que eliminou seu compatriota Carlos Moyá nesta madrugada.

Hoje, o australiano número um do mundo fez um duelo muito equilibrado contra Federer: venceu o primeiro set por 7/5, perdeu o segundo pelo mesmo placar, e ganhou o terceiro, também por 7/5.

No decorrer da competição, Hewitt, campeão de Wimbledon, já havia assegurado o bicampeonato da Corrida dos Campeões deste ano, depois que o norte-americano Andre Agassi, único que o ameaçava, desistir do torneio após perder para Ferrero.

Se vencer a final de amanhã, o espanhol poderá ficar terminar na terceira colocação da Corrida.

O jogo
Hewitt teve que mostrar porque acabou o ano como número um do mundo para vencer Federer. O australiano correu a quadra toda devolvendo todos os fortes saques do suíço, em um jogo de força e estratégia. Federer fez Hewitt buscar as bolas de um lado para o outro da quadra, mas esbarrou no fôlego de seu adversário.

Federer não resistiu ao forte ritmo imposto no começo da partida e à direita poderosa do australiano.

O campeão de Wimbledon defendeu três quebras de serviço no primeiro set e aumentou o ritmo da partida cada vez que Federer batia mais forte.

No primeiro set, Federer saiu com um saldo negativo por ter perdido por 7/5, já que entrara em quadra decidido a atacar Hewitt com seus melhores golpes. Tanto foi a superioridade do suíço, que ele teve diversas oportunidades de quebrar o serviço do rival, mas simplesmente não conseguiu fechar os games importantes.

No segundo set, seu jogo começou a surtir efeito contra Hewitt, mas mesmo assim o set foi disputado a cada game, com erros individuais de ambos os lados que foram decisivos no final do set.

Hewitt tentou pagar na mesma moeda a agressividade de Federer, mas errou muito e acabou perdendo a vantagem que havia conquistado e depois sacou para cometer dupla-falta para a sorte de Federer, que fechou o set em 7/5.

No terceiro e decisivo set, o panorama da partida continuou o mesmo, com ligeira vantagem para Hewitt, que se mostrou mais descansado. Quando o australiano esteve com a vantagem de 5/4 para fechar a partida, vacilou novamente e o suíço salvou um match-point. Mas no momento de garantir sua vaga na final, Hewitt não errou e fechou a partida com mais um 7/5, embora tenha precisado de quatro match-points para comemorar sua vitória.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página