Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2003 - 01h54

Tampa Bay conquista o Super Bowl pela primeira vez na história

da Folha Online

O Tampa Bay Buccaneers conquistou nesta madrugada o 37º Super Bowl, a grande final da NFL (liga profissional de futebol americano dos EUA), ao derrotar o Oakland Raiders por 48 a 21, em partida disputada no Qualcomm Stadium de San Diego, na Califórnia.

Este é o primeiro título da equipe da Flórida em seus 27 anos de fundação. Outra façanha foi a do técnico Jon Gruden, 39, se tornou no mais jovem treinador a conquistar o campeonato.

Mike Blake/Reuters

Dexter Jackson carrega o
troféu do Super Bowl

O argentino Martín Gramatica foi um dos destaques da partida marcando 12 pontos para os Buccaners. Dexter Jackson foi eleito o melhor jogador da decisão.

Comandado pelo "quarterback" Rich Gannon, que ganhou o prêmio de atleta mais valioso da temporada, os Raiders chegaram à decisão do Super Bowl como o ataque mais eficiente na fase classificatória, com média de 389,9 jardas conquistadas e 28,1 pontos marcados por confronto.

Já os Buccaneers tiveram a defesa menos vazada da liga, não permitindo que seus adversários avançassem mais que 252,8 jardas por confronto, em média, e sofreu apenas 12,1 pontos por partida.

Com três títulos em sua história, o Oakland Raiders é um dos times mais tradicionais da NFL, mas não chegava ao Super Bowl desde 1984.

Já o Tampa Bay foi fundado em 1976. Em sua primeira temporada, perdeu todos os 14 jogos que disputou. Os Bucs, como são conhecidos, só foram vencer pela primeira vez no 27º jogo de sua história. Desde 1997, porém, o time vem dando demonstrações de força e chegou em cinco playoffs nas últimas seis temporadas. Nesta madrugada, foi ainda mais longe e ficou com o título.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Torcedores dos Raiders causam confusão depois do Super Bowl
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página