Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/03/2003 - 13h25

Estreante na F-1, brasileiro Da Matta pede conselhos a Montoya

da Folha Online

O piloto brasileiro Cristiano da Matta, que estréia na F-1 nesta temporada pela equipe Toyota, vem pedindo conselhos ao colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, para tentar diminuir os problemas de mudança de categoria.

Da Matta venceu o Mundial da Cart no ano passado antes de ser contratado pela Toyota para formar a equipe ao lado do francês Olivier Panis. Assim como o brasileiro, Montoya também triunfou na Cart. Foi campeão em 1999 e se transferiu em 2001 para a Williams.

"Vamos trocar muitas informações, mas não sobre pilotagem, porque as dificuldades que tenho são desconhecidas por ele porque ele vem fazendo isso há muito tempo" disse Da Matta.

O brasileiro acredita que terá dificuldades nas primeiras corridas. "Na Cart, eu ia para todas as corridas pensando que podia vencê-las, ou lutar pela vitória. Aqui, se eu conseguir um lugar no pódio já seria uma vitória pra mim pessoalmente", afirmou.

"A potência dos motores é parecida. O controle do carro é completamente diferente. Esse carro tem 600 quilos com o piloto, o carro da Cart pesa 800 quilos com o piloto. É uma grande diferença, de 25% de peso", completou.

O piloto de 29 anos lembrou que quando começou os testes com a Toyota estava um segundo atrás da média e sentia que estava levando o carro no limite.

"O aprimoramento de Montoya, de sexto em sua primeira temporada para terceiro lugar no ano passado com a Williams foi um exemplo de como o piloto pode aperfeiçoar num período de dois anos."

Com a Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página