Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2003 - 12h10

Homens podem ter disputado primeiro jogo "feminino" no Brasil

da Folha de S.Paulo

Determinar qual foi o primeiro jogo entre mulheres no Brasil não é tarefa fácil. Inexiste até mesmo certeza sobre se, naquela que pode ter sido a primeira partida no país, as atletas eram, de fato, do sexo feminino.

Em 1913, teria sido realizado um jogo entre as mulheres dos bairros da Cantareira e do Tremembé, em São Paulo. O problema é que jornais da época dizem que as "jogadoras" eram, na verdade, homens atuando de saia.

Há, no entanto, relatos conflitantes. Outros periódicos afirmam que o jogo de 1913, evento beneficente para a construção de um hospital da Cruz Vermelha, foi misto. Um time de homens -o Americano- teria enfrentado um de mulheres.

E há até divergência sobre a data. Segundo alguns historiadores, o jogo aconteceu oito anos depois, em 1921.

Em entrevista ao "Jornal da Unicamp", o pesquisador Eriberto Moura disse que "a partida atraiu grande público, com o anúncio nos jornais de que as mulheres podem até jogar futebol".

"Mas descobri que a "Madame Lili" da escalação era, na verdade, um homem usando vestido, peruca e maquiagem. Eram jogadores travestidos do Americano e, entre eles, senhoritas da sociedade", afirmou.

Porém mesmo essa partida é contestada.

O historiador Leonardo Pereira, por exemplo, diz que houve relatos de jogos femininos em 1908 e 1909.

A confusão é parecida com a do início dos homens no futebol. Apesar de a introdução da modalidade no país ser atribuída a Charles Miller, que teria voltado da Inglaterra, em 1894, com duas bolas e uniformes para os 22 jogadores, estudos de outro historiador de Campinas -José Moraes dos Santos Neto- mostram que o esporte já era praticado no Brasil alguns anos antes.

Na Europa, a história não é diferente. A Fifa afirma que a primeira partida entre mulheres aconteceu na Inglaterra, em 1880. A FA -federação inglesa-, contudo, rebate e diz que o primeiro jogo ocorreu em 1895.

Leia mais
  • Futebol feminino chegou a ser proibido no Brasil na ditadura Vargas
  • Acadêmicos apoiaram veto de Vargas ao futebol feminino
  • Após boom de Atlanta-96, futebol feminino agoniza no país
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página