Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2004 - 09h25

Clube de Jundiaí foi o 1º do interior a jogar Estadual inteiro

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Demorou muito tempo para o Paulista conseguir uma posição de destaque no Estadual de São Paulo.

A equipe de Jundiaí foi a primeira do interior a disputar a competição de forma integral. Isso aconteceu em 1926 --antes, em 1914, uma outra equipe da cidade, o Ginásio Hydecroft, desistiu do torneio logo no início.

Se tem larga experiência, o Paulista deixa a desejar em termos de resultados. Com exceção da estréia, quando terminou em terceiro lugar (naquela época São Paulo tinha duas ligas, o que enfraquecia a disputa), a equipe de Jundiaí tem um vasto currículo de derrotas. O time perdeu 50% das partidas que fez pelo torneio estadual.

Tanto assim que permaneceu longos períodos fora da elite. A situação começou a mudar na década de 90.

Primeiro, o time se associou à Lousano. Mas foi em 1998, com a entrada da Parmalat, que a agremiação deu um salto qualitativo.

A empresa assumiu o clube, mudou seu nome para Etti e levou o Paulista à primeira divisão estadual e à segunda divisão do Brasileiro.

As constantes mudanças de nome não agradaram aos torcedores da equipe.

No período em que a Parmalat comandou o futebol do clube, algumas rádios locais e os próprios torcedores se recusavam a utilizar o nome da equipe (Etti Jundiaí) e chamavam o time apenas de "galo", símbolo do time.

Para voltar a ganhar o apoio da cidade, diversas ações de marketing estão sendo executadas. A atual camisa foi confeccionada com base no primeiro uniforme do clube. Antes da histórica goleada diante do Santos, o departamento de marketing distribuiu para todos os torcedores que vão ao estádio um informativo do clube.

Especial
  • Leia mais notícias no especial do Paulista-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página