Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2004 - 19h52

Estados Unidos punem atleta do caso Balco

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Sem um exame positivo, a Usada (Agência Antidoping dos EUA) condenou nesta quarta-feira Kelli White, 27, a dois anos de suspensão por doping. Ela também teve cassadas todas as suas marcas desde 15 de dezembro de 2000.

White é a primeira atleta a ser punida após investigação da Justiça Federal dos EUA no laboratório Balco, de Burlingame (Califórnia). A companhia produzia o THG, esteróide anabólico detectado pela primeira vez em 2003.

Segundo os documentos obtidos pela Justiça norte-americana, White teria feito uso de substâncias proibidas, fornecidas pelo laboratório, como "esteróides que não são detectados [pelos exames] e EPO [droga que melhora a oxigenação sangüínea]".

A Usada divulgou um comunicado oficial dizendo que a competidora aceitou a suspensão que a impedirá de participar dos Jogos de Atenas, em agosto. A punição também retira do pescoço da velocista as medalhas de ouro nos 100 m e 200 m conquistadas no Mundial de Paris, em 2003.

"Kelli White errou, mas admiro a coragem e a sabedoria que ela demonstrou em aceitar a responsabilidade por seus erros", afirmou o diretor-executivo da Usada, Terry Madden.

Além de White, outros atletas de prestígio nos EUA podem ser impedidos de seguir viagem a Atenas neste ano. Entre os possíveis implicados no caso Balco estariam Marion Jones, dona de cinco medalhas nos Jogos de Sydney-00, e Tim Montgomery, recordista mundial dos 100 m.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página