Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2004 - 20h48

Homem mais rápido do mundo é notificado e pode ficar fora de Atenas

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Tim Montgomery pode ter usado doping e corre o risco de ficar fora da Olimpíada de Atenas. As especulações em torno do recordista mundial dos 100 m rasos se tornaram oficiais nesta terça.

O velocista recebeu uma carta da Agência Antidoping dos EUA informando sobre as investigações do caso Balco. Segundo o advogado do atleta, ele poderá ser barrado nos Jogos de agosto.

A Justiça do país está levantando dados sobre as relações de atletas com o laboratório, pivô do escândalo de doping que abalou o atletismo. A Balco produzia o THG, esteróide anabólico detectado pela primeira vez em 2003.

A informação foi divulgada nesta terça pelo "New York Times". Segundo o jornal, outros três atletas receberam as cartas da Usada: Chryste Gaines, dona de duas medalhas olímpicas no revezamento 4 x 100 m, Michelle Collins, campeã mundial indoor dos 200 m em 2003, e Alvin Harrison, medalha de prata nos 400 m rasos em Sydney-2000.

A velocista Marion Jones, que também estava sob investigação, não recebeu a carta. Em maio, a entidade disse ter provas de que a velocista adquiriu substâncias proibidas. Seu advogado admitiu as evidências, mas afirmou que elas não sustentavam uma ação.

O documento marca o início de um processo legal em que a Usada quer punir atletas não flagrados em exames antidoping com base em documentos e evidências.

Kelli White foi o primeiro alvo. Ela foi condenada a dois anos de suspensão e assumiu a culpa. As seletivas olímpicas americanas começam em 9 de julho.

Especial
  • Arquivo: Leia mais notícias sobre Tim Montgomery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página