Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 23h44

Nos pênaltis, Once Caldas vence o Boca e conquista a Libertadores

Publicidade

da Folha Online

O Once Caldas é o novo campeão da Copa Libertadores da América. Jogando em casa, o time colombiano empatou com o Boca Juniors, da Argentina, por 1 a 1, e venceu por 2 a 0 nas cobranças de pênaltis para conquistar o título sul-americano pela primeira vez. O jogo foi disputado no estádio Palogrande, em Manizales.

Com o resultado, o Once Caldas repete o feito do Nacional de Medellín, primeiro time da Colômbia a conquistar a Libertadores, em 1989. A equipe ainda conquistou vaga para disputar o Mundial interclubes contra o Porto, no final do ano, no Japão.

O time da casa saiu na frente logo aos 8min do primeiro tempo. Viáfara recebeu na intermediária, viu o goleiro Abbondanzieri adiantado e chutou forte. A bola entrou no ângulo direito, sem chances de defesa para o argentino.

Com a vantagem, o Once Caldas buscou explorar suas armas preferidas: a forte marcação no meio e as saídas rápidas para o contra-ataque. A equipe colombiana chegou a ter boas chances, mas não conseguiu aproveitá-las.

No segundo tempo, o Boca voltou mais ofensivo e não demorou para chegar ao empate. Aos 6min, Cangele cobrou falta da direita da área e o zagueiro Burdisso apareceu livre para cabecear, fora do alcance de Henao.

Depois do empate, os dois times ficaram presos no meio-campo, sem conseguir criar mais jogadas de perigo. Nos minutos finais, o Once Caldas ainda tentou pressionar, mas o Boca segurou o jogo para levar a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, os erros superaram os acertos. O herói foi o colombiano Henao, que defendeu a segunda cobrança argentina, de Cascini, e a quarta e decisiva, de Cangele. Schiavi chutou por cima do gol e Burdisso acertou a trave.

O goleiro Abbondanzieri, do Boca, defendeu as cobranças de Valentierra e Ortegón. Soto e Agudelo acertaram os chutes que deram o título continental ao Once Caldas, que além do Boca eliminou outras equipes tradicionais, como Santos e São Paulo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página