Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2004 - 10h56

Irlandês que agrediu maratonista é condenado, mas só paga multa

Publicidade

da Folha Online

Um tribunal de Atenas condenou a um ano de prisão condicional o ex-padre irlandês Cornelius Horan, 57, que no domingo agrediu o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima quando o brasileiro liderava a prova da maratona nos Jogos Olímpicos. Horan também terá que pagar uma multa de € 3 mil pelo ataque ao atleta, mas, de acordo com a sentença, só irá cumprir a pena se violar as leis na Grécia nos próximos três anos.

Logo após pagar a multa, ele foi solto.

Lima foi atacado pelo ex-padre, que, segundo fontes policiais informaram à agência de notícias Reuters, estava bêbado, na altura do km 36 de um total de 42,195. O atleta foi empurrado de encontro ao público na calçada e derrubado. Com isso, perdeu a concentração e segundos preciosos --foi ultrapassado em seguida pelo italiano Stefano Baldini e o norte-americano Mebrahtom Keflezighi e acabou com o bronze.

Diante da corte em Atenas, Horan, que supostamente sofre de problemas psicológicos, pediu perdão por seus atos e disse que esperava ser perdoado por tudo no dia do "julgamento final".

"Não sei se venceria, mas com certeza o final seria diferente. A partir daquele momento, eu comecei a ter problemas, principalmente para voltar ao ritmo de competição. Atrapalhou muito", disse Lima após a corrida.

Apesar do incidente, ele disse que sua alegria superava sua raiva e chegou a brincar com a situação. Com a coroa de folhas de oliveira na cabeça, o bronze no peito e o buquê nas mãos, disse: "Vou mandar essas flores para ele [o irlandês]".

Excomungado devido a sua maneira peculiar de interpretar a Bíblia, o ex-padre usava ontem os mesmo trajes --um barrete verde, um kilt vermelho e meiões verdes-- que vestia quando invadiu a pista do autódromo de Silverstone no GP da Inglaterra de F-1 de 2003.

Na ocasião, Horan acabou sendo condenado a dois meses de prisão pelo tribunal de Northampton (Inglaterra).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vanderlei Cordeiro de Lima
  • Leia o que já foi publicado sobre Cornelius Horan
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página