Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2005 - 13h39

Delegado diz que argentino admitiu ter chamado Grafite de "negrito"

Publicidade

da Folha Online

O delegado Dejar Gomes Neto, que ouviu o depoimento do jogador argentino Leandro Desábato, do Quilmes, detido no 34º DP (Vila Sônia), na zona sul de São Paulo, disse nesta quinta-feira que o atleta admitiu ter feito ofensas racistas ao são-paulino Grafite no jogo de ontem, no Morumbi, pela Taça Libertadores.

Paulo Whitaker/Reuters
O jogador Desábato e o delegado Osvaldo Gonçalves
O jogador Desábato e o delegado Osvaldo Gonçalves
"Ele tem sido contraditório. Ora ele assume ter xingado e ora não. Mas disse que chamou o Grafite de 'negrito' e outras palavras fortíssimas", revelou Gomes Neto, em entrevista à TV Globo. De acordo com o delegado, o argentino teria dito a Grafite que "enfiasse uma banana no...".

Desábato foi detido pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves, do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), nos vestiários do Morumbi. Ele o enquadrou por crime de injúria qualificada, que tem pena prevista de um a três anos de reclusão --pode ser convertida em pena alternativa.

Paulo Whitaker/Reuters
Grafite disputa lance com Desábato durante o jogo
Grafite disputa lance com Desábato durante o jogo
No ínicio da noite desta quinta, o juiz Marcos Zilli concedeu liberdade provisória ao jogador argentino, mediante pagamento de fiança no valor de R$ 10 mil. Porém ele terá que responder a inquérito policial no Brasil.

O técnico são-paulino, Emerson Leão, aprovou a decisão. "Eu acho que o Grafite foi provocado. Isso não é malandragem argentina. É outra coisa, e isso nós não podemos permitir. As autoridades tomaram a decisão certa."

O São Paulo ganhou do Quilmes por 3 a 1 e assumiu a liderança da chave, com oito pontos, contra sete da Universidad de Chile, que empatou ontem com o The Strongest (Bolívia) por 0 a 0.

Leia mais
  • Para presidente da OAB-SP, caso de jogador argentino pode virar exemplo
  • Argentino Desábato deve permanecer detido no 34ºDP
  • Acusado de racismo, jogador argentino é levado à delegacia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo na Libertadores
  • Leia mais notícias no especial da Libertadores-2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página