Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2005 - 08h48

Londres bate a favorita Paris e vai sediar os Jogos Olímpicos-2012

Publicidade

da Folha Online

A capital inglesa, Londres, surpreendeu nesta quarta-feira a grande favorita, Paris (França), e foi anunciada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), em Cingapura, como sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

A disputa foi uma das mais acirradas da história. A votação final terminou com diferença de apenas quatro votos: 54 a 50.

Eddie Keogh/Reuters
Pessoas festejam em Londres
Pessoas festejam em Londres
Cinco cidades ficaram como finalistas --também competiam Madri (Espanha), Nova York (EUA) e Moscou (Rússia).

116 membros do COI têm poder de voto, mas são descontados os represententes dos países em disputa, os ausentes, os punidos e o presidente da entidade, Jacques Rogge, que só entra no pleito no último estágio, em caso de empate.

Na primeira rodada de votação, não houve cidade com mais de 50% das preferências, e Moscou, última colocada, foi eliminada. Nas rodadas seguintes, saíram Nova York e Madri, respectivamente.

Com a escolha, Londres será a primeira cidade a sediar três edições da Olimpíada na história. A capital da Inglaterra também abrigou o evento em 1908 e em 1948.

O anúncio da vencedora, feito pelo presidente do COI, Jacques Rogge, foi realizado após as cinco cidades fazerem apresentações de cerca de uma hora cada uma para os membros da entidade com poder de voto.

Política

A escolha de Londres como sede dos Jogos se deve em grande parte à força nos bastidores e ao apoio do premiê inglês, Tony Blair, que fez questão de mostrar o respaldo do Estado à candidatura.

O presidente francês, Jacques Chirac, também esteve presente em Cingapura. Ambos, no entanto, partiram antes do anúncio final --participam da reunião do G8, na Escócia.

Na avaliação feita pelos inspetores do COI, tanto Londres como Paris foram elogiadas. Paris disparou como favorita devido aos contundentes elogios dos inspetores, que vasculharam as praças entre fevereiro e março.

Londres vinha logo em seguida, também com ótimas avaliações, mas o setor de transportes da cidade recebeu críticas. Nova York e Madri receberam classificação intermediária. Moscou engoliu críticas pela falta de detalhes de seu programa.

Também pesou a favor de Londres o carisma de Sebastian Coe, líder da candidatura. O bicampeão olímpico dos 1.500 m rasos tem sólidas relações dentro do COI.

Leia mais
  • Chirac deseja boa sorte a Londres em 2012
  • Para Blair, Londres vive dia histórico
  • Cerca de 10 mil pessoas festejam escolha de Londres na Trafalgar Square

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Jogos Olímpicos de 2012
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página