Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2000 - 08h49

Campeões de Grand Slam se enfrentam nas semifinais

Publicidade

Folha Online

Apenas os campeões dos quatro torneios do Grand Slam da temporada se classificaram para as semifinais da Masters Cup de Lisboa.

Hoje, a partir das 14h (de Brasília), Andre Agassi, campeão do Aberto da Austrália, Gustavo Kuerten, vencedor de Roland Garros, Pete Sampras, heptacampeão de Wimbledon, e Marat Safin, campeão do Aberto dos Estados Unidos, começam a decisão do título do quinto torneio em importância no Circuito da ATP, atrás apenas, dos próprios Grand Slams.

A Masters Cup foi criada pela ATP _a associação dos tenistas_ em 1990, com o nome de Copa do Mundo, e reunia os oito melhores tenistas da temporada. Anos depois era criada a Copa Grand Slam, da ITF _Federação Internacional de Tênis, a detentora dos Grand Slams e das regras do tênis_, torneio que reunia os oito tenistas com melhores resultados em Grand Slams, como forte concorrente à Copa do Mundo.

Neste ano, com o advento da criação do novo ranking mundial, a "corrida dos campeões", as duas associações resolveram assinar a trégua. A Masters Cup não tem concorrentes e só confere menos pontos no ranking do que os Grand Slams. Graças à disputa pelo topo da "corrida", que significa a coroa de campeão mundial de tênis, a Masters Cup foi valorizada e ganha status de grande torneio de encerramento do ano do tênis mundial.

Para melhorar ainda mais, os quatro tenistas que venceram os quatro torneios mais importantes do mundo chegam às finais, com iguais chances de vitória.

Há também a disputa paralela de Guga e Safin pelo topo do ranking. Se o russo perder na semifinal e Guga for o campeão, o brasileiro termina o ano como número um do mundo.

Os jogos
Agassi é o único tenista invicto em Lisboa e enfrenta o russo Safin, número um do mundo, e maior candidato a terminar o ano como o primeiro do ranking, posto que no ano passado foi ocupado pelo próprio Agassi.

Na sequência, Guga encara Pete Sampras, maior vencedor de Grand Slams da história, único jogador a ter terminado mais de cinco temporadas como líder do ranking, seis, e cinco vezes campeão da Masters Cup.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página