Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2005 - 10h00

EUA sugerem expulsão de atletas em 1º caso de doping

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Os EUA pediram à Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) que os competidores que tiverem exame positivo para esteróides anabólicos sejam expulsos da modalidade.

Se aprovada pelo congresso da entidade, que se reúne a partir desta quarta-feira, em Helsinque (Finlândia), será a punição mais rigorosa dada por federação esportiva a um atleta flagrado pela primeira vez.

Pelas regras do Código Mundial Antidoping, aprovado pelas federações olímpicas, a punição para um caso desses é de dois anos. A expulsão é dada a reincidentes.

Os esteróides anabólicos são o grupo de drogas mais comum em controles positivos. Eles ajudam a aumentar a potência muscular e são usados para melhorar a performance em provas que envolvem velocidade, como os 100 m, ou força, caso dos arremessos.

A sugestão da USATF (federação de atletismo do país) já vale nos EUA. Em 2003, a diretoria da entidade aprovou a pena máxima para os casos flagrados no país.

Foi uma resposta da federação ao escândalo de doping desencadeado com a descoberta do THG, esteróide anabólico desenvolvido pelo laboratório Balco especialmente para burlar os controles.

Desde então, vários velocistas de ponta já foram punidos, como Kelli White, Jerome Young, Regina Jacobs e os gêmeos Calvin e Alvin Harrison. O casal Marion Jones e Tim Montgomery estão na mira e podem ser suspensos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página