Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2005 - 09h10

Marroquinos buscam feito inédito nos 800 m no Mundial de atletismo

Publicidade

ADALBERTO LEISTER FILHO
da Folha de S.Paulo

Helsinque pode assistir ao primeiro casal campeão mundial na mesma prova. Neste terça-feira, a marroquina Hasna Benhassi, 27, disputa a final dos 800 m. No domingo, será a vez de seu marido, Moussine Chehibi, 27, tentar o ouro.

Os Mundiais já tiveram casais famosos, como Marion Jones e Tim Montgomery ou Greg Foster e Gail Devers, mas nenhum chegou ao título na mesma prova.

O casal tentou o feito nos Jogos de Atenas-04. Benhassi chegou perto do topo. Ela ultrapassou a moçambicana Maria Mutola no fim da prova, mas não superou Kelly Holmes, e ficou com a prata.

Já Chehibi encerrou os 800 m com uma frustrante quarta colocação --ficou 0s51 atrás de Wilson Kipketer, medalha de bronze.

Um ano depois, a situação mudou. Em julho, Benhassi encerrou a mais longa hegemonia de uma atleta no ranking mundial. Ela passou à frente de Mutola nos 800 m. Desde que a classificação foi instituída pela Iaaf (entidade que comanda o atletismo), em janeiro de 2001, apenas a moçambicana havia ocupado o primeiro lugar.

"Estou muito feliz com essa marca. Mas meu principal objetivo é o Mundial", disse Benhassi.

Na Finlândia, ela não enfrenta suas duas companheiras de pódio na Grécia. Machucadas, Kelly Holmes e Jolanda Ceplak desistiram da disputa. Ontem, chegou em segundo na sua eliminatória.

"Ela está muito bem. Não forçou o ritmo porque queria só garantir a vaga, já que as duas primeiras de cada série se classificam", disse à Folha de S.Paulo, por telefone, Juan de la Losa, agente do casal.

Na final desta terça, as maiores adversárias serão a cubana Zulia Calatayud e as russas Larisa Chzhao, Svetlana Cherkasova e Tatyana Andrianova. No masculino, a prova está aberta. "Não há atleta dominando a distância no momento", analisa De la Losa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Mundial de atletismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página