Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 19h33

STJD pune clube e jogadores santistas por incidentes no clássico

Publicidade

da Folha Online

O Santos foi punido nesta sexta-feira pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com a perda de três mandos de campo no Campeonato Brasileiro pelos incidentes ocorridos na derrota por 3 a 2 para o Corinthians, no último dia 13.

Além dos três jogos de punição, o clube só poderá utilizar o estádio da Vila Belmiro depois que obras de infra-estrutura sejam realizadas, e ainda terá que pagar uma multa de R$ 175 mil pelos incidentes.

O Santos teve ainda três jogadores punidos pelo tribunal. O meia Giovanni recebeu cinco jogos de suspensão por dar um "chutão" na bola para as arquibancadas após o terceiro gol corintiano. Logo depois, os torcedores invadiram o campo e o jogo teve que ser paralisado.

Luizão pegou quatro jogos após agredir o corintiano Wendel com duas cotoveladas e ser expulso na partida. O goleiro Saulo pegou gancho de uma partida por ter xingado o corintiano Carlos Alberto, que pelo mesmo motivo foi punido por uma partida --já cumprida contra o Palmeiras, pois o jogador foi expulso, ao contrário do goleiro santista.

O goleiro Fábio Costa foi absolvido em seu julgamento após ser acusado de ter atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva. Ele teria contrariado pedido do árbitro Cléber Wellington Abade para seguir em campo após a invasão de torcedores.

O clássico entre Santos e Corinthians foi um dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho, envolvido no escândalo de manipulação de resultados, que foram anulados pelo STJD. Inicialmente, o time da Vila Belmiro tinha vencido a partida por 4 a 2.

Com as punições, o Santos não poderá contar com Giovanni, Luizão e Saulo no clássico contra o São Paulo, neste sábado, no Morumbi. Já o Corinthians encara o Paraná, no Pacaembu, também no sábado.

No momento, a equipe santista ocupa a sétima colocação no Nacional, com 49 pontos, enquanto o Corinthians lidera com 63.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia cobertura completa sobre o Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página