Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2000 - 07h35

Fifa coloca Boca Juniors à frente do Santos em galeria

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Depois de promover uma eleição polêmica pela Internet que apontou Maradona como o melhor jogador do século, a Fifa colocou o Boca Juniors, clube do ex-meia argentino, acima do lendário Santos de Pelé.

Nos últimos anos, a Fifa vem colocando jogadores e equipes em seu Hall of Fame, o Salão da Fama do futebol. Até hoje, apenas três clubes chegaram à galeria (Real Madrid, Ajax e Barcelona).

O próximo sócio do nobre museu, segundo a Fifa, poderá ser um sul-americano, o Boca Juniors, o time mais popular da Argentina, que tem Maradona como seu maior ídolo e torcedor.

O time argentino foi selecionado para uma disputa final, que será decidida também por meio de votos na Internet, com Manchester United, da Inglaterra, Juventus, da Itália, e Bayern de Munique, da Alemanha. Os votos poderão ser dados até março do próximo ano.

O Santos, que foi bicampeão mundial em 1962 e 1963 e é visto, especialmente no Brasil, como o melhor de todos os tempos, não tem chances de entrar tão cedo na galeria _há pelo menos quatro clubes, segundo a Fifa, na frente da equipe de Pelé.

Para a alegria de Maradona, o Boca é o favorito ainda para ganhar a disputa e se tornar, em 2001, o primeiro clube sul-americano no Salão da Fama.

O Boca vem liderando votação popular para entrar na nobre galeria (tem 30% dos votos, contra 28% do Manchester United, 24% da Juventus e 18% do Bayern).

Com votação expressiva dos argentinos na Internet, Maradona já ganhou, extra-oficialmente, o título de "melhor do século".

O Boca conseguiu apenas neste ano seu segundo título do Mundial interclubes. A equipe mais popular da Argentina ganhou três edições da Libertadores, uma a mais que o Santos.

A alegria dos argentinos não pára por aí. Na segunda-feira, entre tantas premiações da Fifa, a seleção da Argentina vai passar a fazer parte do Salão da Fama do futebol _até então, só Brasil, Alemanha e Itália estavam no museu de gala da Fifa.

Porém a máxima entidade do futebol ainda não deu lugar a Maradona na galeria. Dois novos jogadores farão parte do Hall of Fame, o italiano Giuseppe Meazza e o uruguaio Andrade, estrelas da primeira metade do século.

Agora, já há 21 jogadores no Salão da Fama do futebol, e Maradona, o melhor dos últimos 20 anos, ainda não aparece _a Fifa diz que para entrar no Hall of Fame o jogador deve estar inativo há pelo menos cinco anos e ter passado uma "boa imagem".

O único jogador argentino que integra essa galeria é o ex-meia Di Stéfano, que conquistou fama na sua carreira quando jogava na Europa _defendeu, inclusive, a seleção da Espanha. Na eleição do jogador do século promovida pela Internet, ele foi o terceiro colocado, atrás de Maradona e Pelé.

A Folha revelou ontem que houve uma campanha na Argentina para os internautas votarem em Maradona.

Além da seleção argentina e de Meazza e Andrade, o técnico italiano Vittorio Pozzo, bicampeão mundial em 1934 e 38, fará também parte do museu do futebol.

Na próxima segunda-feira, a Fifa deve anunciar o "clube do século". O Real Madrid, fundador da entidade e primeiro time a integrar o Salão da Fama do futebol, é o grande favorito ao título.

Também serão premiadas as seleções da Holanda e da Nigéria por terem conseguido grande ascensão no ranking do ano 2000.

Entre os outros pontos que serão discutidos na reunião da Fifa estão a publicidade nas camisas das seleções e nos uniformes dos árbitros, a rotatividade de continentes na organização dos Mundiais, o futuro do torneio olímpico de futebol e um novo sistema de transferências de jogadores.

Hoje, uma reunião da Comissão de Assuntos Estratégicos da Fifa abre oficialmente a programação da entidade em Roma. Depois, haverá um encontro entre o secretário-geral da Fifa e os secretários-gerais das confederações continentais, em que serão discutidos os problemas criados pela entidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página