Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2005 - 18h00

Com retrospecto favorável, São Paulo decide Mundial contra o Liverpool

Publicidade

da Folha Online

A partida entre São Paulo e Liverpool, neste domingo, às 8h20 (horário de Brasília), em Yokohama (Japão), coloca frente a frente duas equipes com retrospectos bem diferentes quando o assunto é Mundial de Clubes.

De um lado, o São Paulo mantém eficiência de 100% em finais e pode se juntar ao seleto grupo de tricampeões mundiais --Peñarol (URU), Nacional (URU), Boca Juniors (ARG), Milan (ITA) e Real Madrid (ESP). Já a equipe inglesa carrega o estigma de jamais ter vencido a competição.

O São Paulo saiu vencedor nas duas vezes em que esteve na final --1992 contra o Barcelona, e 1993 contra o Milan. Nessas duas edições, o título foi disputado em apenas uma partida em Tóquio (Japão).

Já o Liverpool também esteve presente em duas decisões, porém perdeu todas. Em 1981 foi derrotado pelo Flamengo, enquanto três anos mais tarde para o Independiente, da Argentina.

Para entrar na história do futebol mundial, o São Paulo enfrentará uma equipe que não sofre gols há 11 jogos. Na partida semifinal contra o Saprissa, da Costa Rica, o treinador do Liverpool, Rafa Benítez, poupou alguns titulares. Mesmo assim, o time inglês não encontrou dificuldades para vencer por 3 a 0.

Se não bastasse, o São Paulo ainda não conseguiu reeditar o futebol apresentado no primeiro semestre, quando conquistou os títulos do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores. Na partida semifinal, o clube paulista teve dificuldades para derrotar o Al-Ittihad (Arábia Saudita) por 3 a 2.

No segundo semestre, o elenco são-paulino praticamente deixou de lado o Campeonato Brasileiro. Pensando no Mundial de Clubes, o treinador Paulo Autuori poupou seus principais jogadores em algumas rodadas.

Já o Liverpool manteve o time completo em praticamente todos os jogos do Campeonato Inglês e da Copa dos Campeões. A confiança do elenco inglês é tão grande que o astro e capitão do time, Steven Gerrard, chegou a dizer que o clube "se sente imbatível".

"Com certeza nossas chances serão ainda maiores caso nosso time acerte a maneira de atuar como ocorreu no primeiro semestre", comentou o zagueiro Fabão.

Para o jogo deste domingo, o São Paulo deverá manter o mesmo esquema da vitória sobre os sauditas: 3-5-2. Já o Liverpool deverá ter sua força máxima com os possíveis retornos dos titulares Morientes e Luis García.

SÃO PAULO
Rogério; Fabão, Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Amoroso e Aloísio. Técnico: Paulo Autuori

LIVERPOOL
Reina; Finnan, Carragher, Hyypia e Traore; Gerrard, Xabi Alonso, Luis Garcia (Sissoko) e Riise; Cisse (Morientes) e Crouch. Técnico: Rafa Benítez

Horário: 8h20 (de Brasília)
Juiz: Benito Armando Archundía (MEX)
Local: estádio Internacional de Yokohama (JAP)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia cobertura completa sobre o Mundial de Clubes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página