Fovest
25/11/2002

Português: Confira as dicas do Anglo para a 2ª fase da FGV-SP

FRANCISCO ROBERTO SAVIOLLI PLATÃO
ANTÔNIO CARLOS MOREIRA DE SOUZA*
Especial para a Folha Online

Redação

O candidato deve ler atentamente a prova, tanto a proposta como as instruções, seguindo à risca o que for pedido.

O tema é sugerido pela Banca, você acrescenta a ele seu ponto de vista - expresse-o claramente, de preferência, no primeiro parágrafo.

O ponto de vista assumido deve ser sustentado por argumentos pertinentes e convincentes. Evite repetir o mesmo tipo de argumento: selecione-os, hierarquize-os.

A conclusão de seu texto deve ressaltar a idéia básica que ficou implícita no percurso argumentativo, contendo ou não uma resposta ao problema analisado (com possíveis seleções).

Ao ler o texto de apoio ou os textos da coletânea, selecione as principais idéias, pois elas podem ser utilizadas como argumentos - não copie fragmentos da coletânea.

Quanto à linguagem, crie um texto obedecendo ao padrão culto formal, evitando clichês, lugares-comuns.

Ao criar seu texto, procure observar as conexões entre as palavras, orações, frases e parágrafos, atentando para as relações lógicas aí estabelecidas.

Não se esqueça de que o título contém o tema, portanto é parte integrante do texto. Concentração máxima, observação e análise constante.

Língua portuguesa

Na segunda fase, a prova de língua portuguesa dá espaço privilegiado para o texto, que serve de referência para quase todas as questões.

Há aquelas que cobram do candidato a apreensão do significado de palavras ou trechos inscritos no texto. Para responde-las com acerto é preciso levar em conta o princípio fundamental de que, no interior do texto, o significado de qualquer parte depende de sua relação com as demais. A leitura, portanto, não pode ser fragmentada.

Há questões que solicitam a percepção de recursos de linguagem explorados no texto para produzir determinados efeitos de sentido. O conhecimento da estrutura sintática da frase e das figuras de linguagem é essencial para a resolução de perguntas dessa natureza.

Muitas vezes, o texto é utilizado como ponto de referência para avaliar o conhecimento das diferentes variantes lingüísticas, sobretudo o conhecimento da norma culta escrita. Nesse caso, sempre entram em jogo tópicos como ortografia, pontuação, concordância, regência, colocação, conjugação verbal e o uso de pronomes.

Nunca é demais insistir no fato de que, numa prova escrita, avalia-se não apenas o conteúdo da resposta, mas também o modo de redigi-la. Resposta dela é aquela que se atém ao que se pergunta, numa redação clara e correta.

*Francisco Roberto Saviolli Platão e Antônio Carlos Moreira de Souza são professores de português do Anglo Vestibulares
 

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