Dicas de português

Três maneiras de se elaborar a dissertação
(aula 2)    

DÍLSON CATARINO *
especial para o Fovest Online

Na semana passada, aprendemos a planejar a dissertação. Hoje vamos partir para a prática. Nesta semana, veremos três maneiras de se elaborar a dissertação.

Antes de iniciar os estudos de hoje, vejamos a estrutura da dissertação: A dissertação é dividida em três partes - Introdução, desenvolvimento e conclusão.


Introdução:

O primeiro parágrafo da dissertação deve conter a informação do que será argumentado e/ou discutido no desenvolvimento.

A introdução deve ser elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas, só em um parágrafo, nunca mais do que um parágrafo.

Tudo o que for citado na introdução deve ser discutido no desenvolvimento; o que não for citado na introdução não deve ser discutido no desenvolvimento.

A introdução é uma espécie de índice do desenvolvimento.

Desenvolvimento:

É a redação propriamente dita. É onde os argumentos devem ser discutidos.

Cada argumento deve ser discutido em apenas um parágrafo. Um argumento nunca deve ultrapassar um parágrafo só e, em um mesmo parágrafo, não se devem discutir dois argumentos.

Os assuntos a serem inclusos no desenvolvimento devem ser importantes para a sociedade de um modo geral. Os assuntos pessoais, ou os muito próximos dos acontecimentos cotidianos, devem ser evitados.

Tenha sempre em mente que o examinador de sua dissertação provavelmente seja uma pessoa culta, que lê bons jornais e revistas e tem bastante conhecimento geral, portanto não generalize, demonstre toda a sua cultura adquirida nas leituras de revistas, jornais e livros.

Conclusão:

A conclusão é o encerramento da dissertação, portanto nunca apresente informações novas nela; se ainda há argumentos a serem discutidos, não inicie a conclusão.

Procure terminar a redação com conclusões consistentes, e não com evasivas.

Este parágrafo deve concluir toda a redação, e não apenas o argumento do último parágrafo do desenvolvimento.

A conclusão deve ser elaborada em um parágrafo de aproximadamente cinco (05) linhas; só em um parágrafo, nunca mais do que um parágrafo.

Obs.: Apesar de a conclusão ser o encerramento da redação, ela já deve estar praticamente preparada no momento de escrevê-la. Quando fizer o planejamento, antes de começar a redação, pergunte-seA que conclusão quero chegar com os argumentos que apresentarei?


As três maneiras:

01) Resumo / Argumentação / Perspectiva.

Este é o método da pergunta ao tema. Pergunta-se ao tema Por quê?, dando, posteriormente, três respostas com frases completas, que tragam argumentos importantes.

Trabalhe hoje com o tema:

Um dos únicos bens que a miséria não extingue é a solidariedade.

Introdução - Resumo:

Na introdução, pode-se apresentar o resumo daquilo que será discutido no desenvolvimento.

Procede-se da seguinte maneira: Reescreva o tema com suas próprias palavras (Paráfrase), acrescentando a isso as três frases apresentadas como respostas à pergunta feita ao tema.

Importante: Tente REESCREVER o tema mesmo. Evite apenas trocar as palavras por sinônimos. Tente reestruturar sintaticamente o tema.

Algumas idéias para o tema apresentado:

1- O homem é bom por natureza. A solidariedade é inerente ao ser humano.
2- Mesmo o homem que perde sua bondade, que é corrompido pela sociedade, pode ser solidário com seus semelhantes. Por exemplo, os traficantes do Rio de Janeiro que ajudam a comunidade.
3- A solidariedade pode existir até por necessidade. Alguns podem agir solidariamente, porque, se assim não o fizerem, correm o risco de também não serem ajudados.
4- Os miseráveis são solidários entre si, pois, se não o forem, ninguém o será, nem a elite, nem o governo.

Desenvolvimento - Argumentação:

Discuta sobre cada frase apresentada nas respostas que você deu à pergunta Por quê?.

Não se esqueça de que cada argumento deve ser discutido em um parágrafo, só em um parágrafo, e também não se esqueça de que não se discutem dois argumentos em um só parágrafo.

Não generalize.

Trabalhe com argumentos concretos, consistentes, que realmente sejam importantes para a sociedade de um modo geral.

Escolha dois ou três argumentos apenas, para serem discutidos no desenvolvimento. Não se empolgue. É melhor discutir profundamente poucos argumentos do que superficialmente muitos.

Conclusão - Perspectiva:

Apresentar perspectiva na conclusão é expor soluções para os problemas discutidos, visando à conscientização geral. É iniciar a conclusão com frases como:

É necessário que todos se conscientizem de que...
É imprescindível que a sociedade se conscientize de que...
É preciso que haja uma conscientização por parte dos cidadãos para que...

02) Trajetória histórica / Comprovação / Conclusão.

Introdução - Trajetória histórica:

Buscar a argumentação no passado, trazendo-a posteriormente para o presente, ou seja, apresentar um fato histórico ou uma personagem importante para a sociedade de um modo geral do passado e outro fato ou personagem do presente.

Duas idéias para o tema apresentado:
Passado (Séc. XVII) - Zumbi
Presente (Séc. XX) - Madre Tereza de Calcutá

Desenvolvimento - Comprovação:

Discutir sobre os fatos ou personagens apresentados, cada um em um parágrafo.

Conclusão - Conclusão:

Iniciar a conclusão com uma conjunção coordenativa conclusiva (logo, portanto, por conseguinte, por isso, então...).

Deve-se tomar muito cuidado nessa conclusão, pois uma conjunção liga orações, no entanto, nesse caso, ela estará ligando a conclusão ao resto da redação. Deve-se concluir a redação toda, e não somente o último parágrafo do desenvolvimento.


03) Paráfrase / Exemplificação / Retomada da tese.

Introdução - Paráfrase:

Parafrasear o tema é reescrevê-lo.

Tome cuidado para não apenas substituir as palavras por sinônimos. Tente reestruturar sintaticamente o período.

Veja o que o Michaelis - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa registra como sinônimo de paráfrase:Explicação ou tradução mais desenvolvida de um texto por meio de palavras diferentes das nele empregadas.

Agora veja o que diz o Dicionário Aurélio:Modo diverso de expressar frase ou texto, sem que se altere o significado da primeira versão. Portanto sua frase deve ser mais desenvolvida que a frase apresentada como tema, e as palavras devem ser diferentes, e não sinônimas.

Desenvolvimento - Exemplificação:

Buscar exemplos importantes para a sociedade de um modo geral. Exemplos que mostrem sua cultura, seu conhecimento do mundo, seu grau de informação.

Anda mal de informações? Então leia jornais, revistas, livros. Interesse-se pelo mundo. Busque informações as mais variadas possíveis.

Conclusão - Retomada da tese:

Retornar à introdução para concluir a redação. É parafrasear a sua introdução, ou seja, parafrasear a paráfrase feita anteriormente, com o intuito de encerrar o assunto.

Pronto. Aí estão as três maneiras simples de se elaborar a dissertação. Um aviso: de nada adianta você memorizar tudo o que está escrito aqui se não praticar; dissertação só se aprende na prática, então PRATIQUE.

Até mais ver.

*DÍLSON CATARINO é professor de língua portuguesa e poeta. Ele leciona em Londrina (PR)
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Leia as aulas passadas e confira o que você sabe:

  • dissertação 1
  • verbos impessoais
  • concordância nominal 2
  • concordância nominal 1
  • pronomes demonstrativos
  • pronomes pessoais
  • regência verbal 2
  • regência verbal 1
  • adjetivos
  • concordância verbal
  • conjunções
  • crase 2
  • colocação pronominal
  • pronome relativo
  • imperativos
  • crase



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