PRIMEIRA PÁGINA

PROGRAMA

RESUMÃO/HISTÓRIA

RESUMÃO/BIOLOGIA

RESUMÃO/PORTUGUÊS

ATUALIDADES

PROFISSÕES:
jornalismo
letras

 



Genética é a bola da vez nas redações?

ANTONIO CARLOS OSSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Após uma verdadeira avalanche de informações (completas, incompletas, reais, especulativas, absurdas (?), simples, complexas e encaixe aqui seu adjetivo preferido) referentes às clonagens, alimentos transgênicos, Projeto Genoma Humano, terapias gênicas e afins, a área de genética se encontra sob os mais brilhantes holofotes em todo o mundo. Assim sendo, parece-me óbvia sua inclusão em maior grau nos exames vestibulares que se aproximam.

Se por um lado as questões relacionadas aos aspectos éticos envolvidos são as mais atraentes por permitirem maiores e melhores discussões, exatamente esse seu lado mais subjetivo deverá afastá-las das primeiras etapas dos vestibulares mais tradicionais, pois as questões do tipo teste exigem maior objetividade.

Entretanto, se você está “antenado”, deve ter percebido que uma ligação entre o tema e as provas de redação pode (ou deve?) ser uma boa pedida. Então vamos ver algumas recomendações para esse primeiro caso: 1) se você guardou recortes de jornais e revistas sobre esses assuntos, recomendo uma leitura crítica em ordem cronológica de modo a ter uma idéia da evolução mais recente dos fatos. Se você não guardou, não se desespere, simplesmente procure o site www.uol.com.br/folha/arquivos para um levantamento completo; 2) para uma noção mais histórica e bastante abrangente da “questão genética moderna”, recomendo a leitura do livro “Engenharia Genética: o Sétimo Dia da Criação”, de Fátima Oliveira (Editora Moderna), que faz uma revisão de conceitos básicos, como a estruturação dos cromossomos (ácidos nucleicos, genes etc.); 3) certamente a Internet também oferece outros recursos para pesquisa e, no campo da bioética, destaco o site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (www.hcpa.ufrgs.br/bioeticaf.htm), que organiza centenas de textos relacionados ao tema; e 4) para expandir seus horizontes de uma maneira mais prazerosa, assista ao filme “Gattaca - A Experiência Genética”, disponível em vídeo, que trata de uma maneira interessante um futuro próximo (?) onde a sociedade humana será regrada pela configuração genética dos seus indivíduos.

A essa altura, você deve estar pensando em qual seria o segundo caso! Bem, o segundo caso trata das questões mais objetivas dentro da genética relacionadas aos eventos reportados nas manchetes de jornais, o que nos leva dos conceitos básicos (proteínas, genes, cromossomos, divisão celular, duplicação do DNA e código genético) aos exercícios que você deve ter resolvido às centenas em seu curso “colegial”. Mas disso trataremos em nosso próximo encontro. Por enquanto, você já tem uma boa dose de atividades a cumprir. Vamos trabalhar!!!
Antonio Carlos Osse, biólogo, é professor do ensino médio do colégio Pueri Domus.

Resumão:
  • História
  • Português
  • Atualidades


  •