BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Ilustrada > Madonna
BUSCA
TRAJETÓRIA CONTURBADA
Madonna sempre foi alvo de polêmica
na vida profissional e pessoal



Compilação do Banco de Dados da Folha

Aqui, você acompanha detalhes da carreira de Madonna, em capítulos

1. Em 1985, quando se lançou nos palcos do mundo com "The Virgin Tour", Madonna foi chamada de "roqueira bela e maldita". Era o início de uma conturbada carreira, de "um misto de Marylin Monroe e sadomasoquista do East Village (a parte maldita do bairro boêmio de Nova York). Nesta época, usava crucifixos e cabelos oxigenados com as raízes escuras. Ela foi criticada.

No mesmo ano, apareceu nua nas páginas da Playboy norte americana e, em 87, iniciava uma luta pelo divórcio do marido, o ator Sean Penn, tentando se livrar de um casamento abalado por incidentes com a Justiça e violência doméstica.

Ela conseguiu se separar de Sean Penn em 89, e vieram a tona notícias sobre tortura, brigas com agressões físicas e um passado que a superstar gostaria logo de esquecer.

No mesmo ano, quando lançava o polêmico "Like a Prayer", travou uma briga com a Igreja Católica e teve seu videoclipe censurado pela TV italiana. O clipe também foi vetado pela TV Globo, no Brasil, por decisão do próprio Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.

A partir daí, imitações de Madonna começaram a se multiplicar pelo mundo. Com covers para todos os lados, a popstar passou a ser venerada e a vender mais e mais.

A ameaça da Igreja obrigou Madonna até mesmo a cancelar um show marcado para acontecer em Roma em 1990. Foi com a "Blondie Ambition", retratada depois no filme "Na Cama com Madonna", onde ela simulava estar se masturbando enquanto cantava "Like a Virgin", deitada numa cama. A turnê já havia dado problemas a Madonna em Los Angeles (EUA), com protestos de religiosos.

Chegou o clipe de "Justify my Love", também em 90, e foi censurado pela MTV norte-americana.

Madonna é uma luta pela sobrevivência e uma visão do futuro -hoje presente- em que a sociedade convive lado-a-lado com cenas de violência e sexo bem piores das que ela já apresentou.

1. Leia sobre o início da carreira da popstar
2. Polêmica na vida e na arte
3. "The Girlie Show" no Brasil
4. Uma Madonna romântica
5. Mantras, ioga, casamento e filhos

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.