BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Ilustrada > Madonna
BUSCA
ENTREVISTA
Confira a entrevista que Madonna
deu à Folha em 1994



Madonna desiste do sexo e volta ao romantismo

Publicada em 21/11/94

ÉRIKA PALOMINO
da Folha de S. Paulo

Loura, com raízes pretas, piercing e unha pintada de vinho, Madonna dá o ar da graça. Em Los Angeles, falou anteontem à noite a 15 jornalistas internacionais sobre seu novo disco "Bedtime Stories", e sobre essa sua nova maneira de ver a vida -espiritualizada, romântica, compenetrada, algo solitária e até magoada.

Madonna agora lê poesia, troca a dance music por "suas raízes" rhythm & blues e tira o corpo fora das polêmicas sexuais que sempre distraíram a atenção de sua carreira: "Estou em outro estado de espírito."

Aos 36 anos, Madonna viu este seu décimo álbum deixar os dez primeiros lugares da parada norte-americana. Por ora, prepara outras investidas como atriz e uma turnê para 95.

Folha -Que história você está tentando contar com seu álbum?
Madonna -
A maioria das canções é sobre autodescobertas, aprender a gostar de você mesmo, suas fraquezas. Muitas das canções são de natureza romântica.

Folha -O material de impressa descreve "Bedtime Stories" como um confessionário musical.
Madonna -
Estas não são as minhas palavras.

Folha -Quais seriam as suas palavras então?
Madonna -
Todas as canções refletem alguma coisa em minha vida, alguma experiência que eu tive ou que estou tendo. As músicas são reflexo do meu atual estado de espírito.

Folha -Quais seriam suas influências?
Madonna -
"Inside of Me" é dedicada a minha mãe. Outra, "Human Nature", é a minha resposta para a mídia, para a imprensa que me critica por lidar com assuntos que são tabus e que tenta me punir por isso. Estou dizendo na música que dou minhas costas a eles. Não vou pedir desculpas.

Folha -Você diz em "Take a Bow" que "o mundo é um grande palco, todo mundo tem um papel nele". Qual é o seu papel?
Madonna -
Bem, eu estou citando Shakespeare nesta frase. Acredito nisso. A arte imita a vida e a vida imita a arte. A vida é uma peça e cada um tem seu papel. Não é um pensamento original. Tenho certeza que você já ouviu isso antes.

Folha -Se você pudesse se tornar anônima por um dia, onde você iria?
Madonna -
(pensa por 25 segundos) Provavelmente iria a um clube noturno.

Folha -Você tem saído para dançar ultimamente?
Madonna -
Não. Quer dizer, eu tento. Mas a cada vez que eu piso numa pista de dança abre-se um círculo à minha volta. Depois fica menor, mais apertado e eu tenho que ir embora.

Folha -Está em produção uma minissérie sobre o início de sua carreira. O que você acha sobre essa minissérie?
Madonna -
Não há nada que eu possa fazer. Lavo minha mãos. Qualquer coisa que eu faça vai atrair mais atenção sobre mim. E as pessoas têm escrito biografias não autorizadas sobre mim há algum tempo. Certamente não gosto disso ou me divirto com elas, mas eu tenho que me concentrar nas coisas importantes da minha vida.

Folha -Você não se importa com o modo com que retratam você?
Madonna -
Não estou interessada. Eu não daria este crédito à eles. Eles não merecem.

Folha -No encarte do álbum você credita Shelp Pettibone -um dos produtores que mais trabalhou com Madonna- "por sua compreensão".
Madonna -
Exatamente. Comecei a trabalhar neste disco com Shep. Mas eu descobri que estávamos fazendo o mesmo tipo de música de novo. Eu estava mais interessada em voltar às minhas raízes, que são o rhythm & blues.

Folha -Por que trabalhar com pessoas tão jovens? Dallas Austin, Babyface, Dave Hall...
Madonna -
Porque eles são bons, não importa a idade. em minha opinião, eles são os melhores em rhythm & blues no momento.

Folha -Você é vista como um símbolo sexual...
Madonna -
Eu não tenho controle sobre que imagem as pessoas vão fazer de mim. No álbum "Erotica", há muitas canções que não são sobre sexo, mas as pessoas decidiram olhar para o disco e achar que é só isso. Há muitas canções de amor, muitas músicas românticas. Desta vez, eu não estou explorando "Bedtime Stories" de maneira erótica nem publicando um livro sobre isso. Eu diria que estou em outro clima. O que não quer dizer que eu não esteja mais interessada em sexo, sexualidade ou erotismo.

Folha -Em "Human Nature" você diz: "oops, eu não sabia que não podia falar de sexo". É algum tipo de arrependimento sobre algo que você tenha dito ou feito no passado?
Madonna -
Não. É o que eu digo na música: "I'm not sorry" (eu não lamento).

Folha -Como você avalia essas músicas do passado?
Madonna -
Eu não faço isso. Eu vivo do presente.

Folha -Em suas canções e entrevistas recentes, você tem citado alguns autores como Shakespeare ou Proust (numa estrofe de "Forbidden Love"), Walt Whitman (em "Sanctuary"), Dorothy Parker e Edna St. Vincent Millay. Você costuma ler poesia? Do que você gosta? Esse é seu lado B?
Madonna -
Bem, há muitas perguntas aí. Sim, eu leio poesia. No momento, estou adorando Pablo Neruda, que é um grande poeta, inacreditável. Leio muito Whitman, Anne Sexton.

Leia a segunda parte da entrevista a Erika Palomino

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.