BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Ilustrada > Mostra BR de Cinema
BUSCA
FILMES
Conheça os filmes que estão em
exibição na Mostra de SP



Escolha o filme que você quer assistir, clicando em uma das letras

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z
O

O ABRIGO DAS ASAS (Characar/The Shelter Of The Wings)
Direção: Buddhadeb Dasgupta
Produção: Índia, 1993 (90 min)
Neste filme, Dasgupta acompanha a triste trajetória de Lakhindar, um homem irremediavelmente deslocado em sua profissão de apanhador de pássaros e pateticamente aprisionado em seu casamento falido.

O AMOR DE NABBIE (Nabbie no Koi)
Direção: Yuji Nakae
Produção: Japão, 1999 (92 min)
Nabbie tem 79 anos e vive tranquilamente no arquipélago de Okinawa com seu marido Keitatsu. Mesmo casada há vários anos, ela nunca esqueceu SunRa, sua primeira paixão, que conheceu aos 19 anos. Sessenta anos depois, SunRa retorna à ilha e reencontra-se com Nabbie que decide então viver com seu grande amor. Todos os acontecimentos são acompanhados por Nanako, neta de Nabbie e recém-chegada de Tóquio.

O ASTRONAUTA AMERICANO (The American Astronaut)      Texto
Direção: Cory McAbee
Produção: EUA, 2000 (91 min)
Em um futuro não muito distante, viagens interplanetárias se tornaram um negócio nas mãos de contrabandistas como Samuel Curtis. Sua primeira missão será a entrega de um gato para um saloon em um asteróide perdido no espaço. Lá ele encontra sua antiga parceira de dança, hoje traficante de frutas, a Pirata Blueberry. Como pagamento, Curtis ganha o clone de uma mulher. Ele leva sua garota para Júpiter, onde uma mulher nunca pôs os pés, e a troca pelo Garoto que de Fato Viu os Seios de uma Mulher, uma figura valiosa, por seu contato único com o sexo oposto.

O CAMINHO PARA KANDAHAR (Kandahar)  Crítica    Texto
Direção: Mohsen Makhmalbaf
Produção: Irã, 2001 (85 min)
Em setembro de 1996, depois de dez anos de guerra com a ex-União Soviética, o Afeganistão entrou em um período de obscurantismo que vem assombrando o mundo até hoje. A radical milícia islâmica Taleban assumiu o poder em grande parte do território e instaurou um brutal regime de censura e repressão.

O CÃO DO MARAJÁ (Pattiyude Divasam)
Direção: Murali Nair
Produção: Índia, 2001 (74 min)
No interior da Índia, um obediente e feliz povoado vive em harmonia com seu marajá. Certo dia, num acesso de boa vontade, o governante abdica de seu poder e instaura a democracia no local.

O CHIMPANZÉ (Le Singe)
Direção: Aktan Abdykalykov
Produção: França/Quirquistão/Japão, 2001 (98 min)
Em uma pequena cidade do Quirguistão, um jovem de 17 anos espera o chamado do serviço militar. Sua iniciação na vida adulta será traumática. Os amigos o apelidaram de "chimpanzé"; o pai é alcoólatra e a mãe e a irmã mais nova já deixaram a cidade...

O DESERTO DOS TÁRTAROS (Deserto Dei Tartari)
Direção: Valerio Zurlini
Produção: Itália, 1976

No meio do deserto, abrigado em um forte, um grupo de soldados espera por um inimigo que nunca chega. Dias e anos passam despercebidamente, sem que absolutamente nada aconteça. Para um soldado (Jacques Perrin) o forte representa uma prisão espiritual da qual ele quer se livrar. O filme é baseado no romance homônimo de Dino Buzzati.


O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN    Texto
(Fabuleux Destin D'Amélie Poulauin)
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Produção: França, 2001 (120 min)
Amélie Poulain não é uma garota como as outras. Ela cresceu na periferia de Paris, em uma família superprotetora. Seu único contato com o mundo exterior é um trabalho atrás do balcão de uma pequena brasserie, no pitoresco bairro de Montmartre.

O FILHO ADOTIVO (Beshkempir)
Direção: Aktan Abdykalykov
Produção: Quirguistão/França, 1998 (81 min)
Filme que esteve recentemente em cartaz, mostra um jovem feliz descobre que é adotado. A novidade abala sua confiança e ele passa a renegar o amor da família e a companhia dos amigos. Do mesmo diretor de “O Chimpanzé” (01) e “O Balanço” (93), ambos na Mostra.

O FIM DO SEM FIM  Crítica
Direção: B.Magalhães, C.Guimarães e L.Bambozzi
Produção: Brasil, 2000 (93min)
Documentário de longa-metragem que tem como pano de fundo o desaparecimento de certos ofícios e profissões no Brasil. Mostra a inventividade e a resistência do brasileiro diante das mudanças tecnológicas e culturais.

O FIO DA INOCÊNCIA (Felicia'S Journey)    Texto
Direção: Atom Egoyan
Produção: Canadá/EUA, 1999 (116 min)
Munida apenas do nome da cidade onde ele mora, Felícia atravessa o mar da Irlanda para reencontrar Johnny, seu namorado, que se mudou para a Inglaterra para trabalhar em uma fábrica de cortadores de grama. Felícia precisa encontrá-lo para dizer que está esperando um filho seu.

O GOSTO DOS OUTROS (Le Goût Des Autres)
Direção: Agnès Jaoui
Produção: França, 2000 (112 min)
Nesta comédia romântica sobre a relação entre Castella, o dono de uma fábrica que odeia a vida que leva, e Clara, uma atriz e professora de inglês que tem medo de ficar velha. A tensão cômica ultrapassa os limites dos estereótipos e deságua em uma realidade absurda, por vezes dolorosa.

O HOMEM TIGRE (Bagh Bahadur/The Tiger Man)
Direção: Buddhadeb Dasgupta
Produção: Índia, 1989 (90 min)
Buddhadeb Dasgupta dá continuidade às suas preocupações com a sobrevivência do artista tradicional. Em um vilarejo, um artista mambembe pratica a tradicional dança do tigre, uma arte que resiste há várias gerações em sua família.

OI, TERESKA (Czesc Tereska)
Direção: Robert Glinski
Produção: Polônia, 2001 (86 min)
Para realizar o sonho de se tornar estilista, jovem entra para uma escola de moda. Um estupro muda sua vida e seus objetivos.

OLIVETTI 82 (Olivetti 82)
Direção: Rudi Van Den Bossche
Produção: Bélgica/Holanda, 2001 (88 min)
Homem acusado de assassinato é interrogado pela polícia. Como não diz nada, o inspetor lhe traz uma máquina de escrever Olivetti 82 para que ele possa se comunicar. Dos produtores de “A Excêntrica Família de Antônia” (95).

O MAR POR TESTEMUNHA
Produção: Gustavo Lipsztein
Direção: Brasil, 2001 (89min)
Três jovens norte-americanos em férias no Rio de Janeiro saem para passear de lancha com um brasileiro. Durante o passeio os turistas o jogam no mar, mas o rapaz desaparece, criando um mal-estar que gera desconfiança e intrigas.

O NOVO PAÍS (Det Nya Landet)
Direção: Geir Hansteen Jörgensen
Produção: Suécia, 2000 (137 min)
Em um campo de refugiados no sul da Suécia, Ali, um adolescente somali de 15 anos de idade, encontra Massoud, um iraniano de 40 anos. Ali decide acompanhar o colega numa fuga e, juntos, em um velho automóvel, colocam os pés na estrada e empreendem uma viagem através de uma Suécia desconhecida.

ONDE A TERRA ACABA  Crítica
Direção: Sérgio Machado
Produção: Brasil, 2001 (74min)
Documentário sobre a vida e a obra do cineasta brasileiro Mário Peixoto (1908-1992). Boa parte da história é contada por meio de uma entrevista em preto e branco dada pelo cineasta. Os trechos referentes à sua juventude são narrados pelo ator Mateus Nachtergaele.

O OLHAR DA INOCÊNCIA (Les Enfants du Marais)
Direção: Jean Becker
Produção: França, 1999 (115 min)
Garris e Riton vivem em uma região pantanosa no interior da França. Riton é pai de três agitadas crianças, filhos de seu segundo casamento. Com freqüência, ele tenta resistir à rotina e ao tédio bebendo vinho tinto, o que também o ajuda a esquecer o amor de sua vida, Pamela, sua primeira mulher. Já Garris é um solteirão convicto, um homem simples e generoso, de espírito vagabundo. Se ele ainda está no pântano, é apenas para ajudar Riton e sua família. Um dia, sem poder resistir ao apelo do mundo, Garris decide ir embora.

O ÓRFÃO DE ANYANG (An Yang Yin Er)
Direção: Wang Chao
Produção: China, 2001 (74 min)
Um trabalhador desempregado, um gângster à beira da morte e uma jovem prostituta que não consegue criar seu filho. Três vidas, três destinos e uma única certeza: a falta de perspectiva que, de uma maneira ou outra, atinge todos os três.

O PENHASCO JAIZKIBEL (Jaizkibel)
Direção: Ibon Comenzana
Produção: Espanha, 1999 (92 min)
Gorka, um jovem diretor de cinema, decide fazer um filme sobre pessoas que tentaram cometer suicídio. Para preparar o roteiro pede auxílio de sua namorada, a psicóloga Edurne. Com a sua permissão, Gorka entrevista algumas de suas pacientes e anota os relatos e suas opiniões a respeito do tema em um diário.

O PORNÓGRAFO (Le Pornographe)  Crítica    Texto
Direção: Bertrand Bonello
Produção: França/Canadá, 2001 (108 min)
Jacques Laurent, pornógrafo em voga nos anos 70, hoje em sérias dificuldades financeiras, decide voltar às produções pornô. Sua idéia é aliar um ato de amor a um ato pornográfico.

O QUARTO DO FILHO (La Stanza Del Figlio)  Crítica    Texto
Direção: Nanni Moretti
Produção: Itália, 2001 (99 min)
O diretor italiano Nanni Moretti brinda sua audiência com um comovente drama familiar. O protagonista Giovanni Sermonti é um psicanalista e pai de família que vive em Ancona, no norte da Itália.

O RETORNO (Phera/The Return)
Direção: Buddhadeb Dasgupta
Produção: Índia, 1986 (90 min)
Drama que discute o eterno dilema da criação artística e também outras questões universais, como tradição versus modernidade ou criatividade versus imposições econômicas.

OS OUTROS (The Others)  Texto
Direção: Alejandro Amenábar
Produção: EUA/Espanha/França, 2001 (104 min)
Mulher mora numa mansão, perto da costa inglesa, com seus dois filhos e o marido, que está lutando no front da Segunda Guerra. As crianças sofrem de uma rara doença que as obriga a ficar dentro de casa.

O SEGREDO (The Secret)
Direção: Melinda Roenisch (98 min)
Produção: EUA, 2001
A visita de uma velha tia mexe com a ordem em uma família de origem ucraniana.

OSKAR SALA - UM GÊNIO MUSICAL      Texto
(Oskar Sala – Die Vergangene Zukunft Des Klanges)
Direção: Oliver Rauch, Ingo Rudloff
Produção: Alemanha, 1999 (83 min)
Documentário sobre o fenômeno da música eletroacústica Oskar Sala, que nasceu em Berlim, estudou com Paul Hindemith e foi assistente do célebre Dr. Friedrich Trautwein, que nos anos 30 inventou o Trautonium, instrumento musical único, com capacidade para produzir uma infinidade de sons eletrônicos. Em 1930, participou do primeiro concerto público a usar a nova máquina. Ele celebrou, em 2000, 90 anos de idade. O artista é a única pessoa do mundo que sabe operar e tocar o Mixtur-Trautonium.

O TÚNEL (Der Tunnel)
Direção: Roland Suso Ritcher
Produção: Alemanha, 2001 (157 min)
Insatisfeito com o regime comunista que vigorava na Alemanha Oriental, o campeão de natação Harry Melchior decide fugir. Ele não quer abandonar Lotte, sua irmã, mas promete que vai voltar para resgatá-la.

OURO E MALDIÇÃO - RECONSTRUÇÃO (Reconstructing Greed)    Texto
Direção: Erich von Stroheim
Produção: EUA, 1929 (243 min)
Um clássico do cinema mudo, o filme foi concebido para ter nove horas de duração, mas foi reduzido para quatro horas. Restaurado em 1999, 650 fotografias foram incluídas no filme, restituindo a última versão do diretor, e alguns fotogramas foram colorizados na cor amarelo-ouro, que representava a mortal obsessão de Trina, a avarenta protagonista do filme.

O ÚLTIMO LANCE (The Luzhin Defence)
Direção: Marleen Gorris
Produção: Inglaterra-França-Itália, 2000 (112 min)
Em 1929, um jovem mestre do xadrez, o russo Alexander Luzhin, chega a um luxuoso resort italiano para disputar o campeonato mundial. Filho de um casamento marcado pela falta de afeto, o único refúgio do tímido rapaz é o tabuleiro. Felizmente as coisas começam a ficar mais palpáveis com a chegada de uma bela aristocrata russa ao resort. Natalia Karkhov se apaixona por Alexander. Entretanto, surge o diabólico Valentinov, antigo mentor de Luzhin, que tem como objetivo impedir o ex-aluno de vencer.

O VOTO É SECRETO (Raye Makhfi)    Crítica
Direção: Babak Payami
Produção: Itália/Irã/Canadá/Suíça, 2001 (100 min)
Uma urna de eleições cai do céu presa em um pára-quedas. Esse surreal acontecimento vai transformar a vida de um soldado que cumpre suas funções em uma praia deserta.

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.