BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  
  Folha Online > Ilustrada > Herbert Vianna
BUSCA
OS PARALAMAS DO SUCESSO
Conheça a trajetória da
banda de Herbert Vianna


da Folha Online

Os Paralamas do sucesso gravaram seu primeiro disco,"Cinema Mudo", em 1983. O LP incluía, entre outras músicas, "Química" (de Renato Russo) e "Vovó Ondina é Gente Fina" (em homenagem a avó de Bi Ribeiro, baixista da banda).

Em 1984 lançaram o segundo LP, "O Passo do Lui" que consagrou a banda, vendendo três vezes mais que o anterior. O repertório incluía "Óculos", "Meu Erro" e "Romance Ideal". O disco atingiu a tiragem de 100 mil cópias.

No começo de 1985 veio o disco "Selvagem", que seria o mais famoso da banda. Misturando rock com ritmos latinos, foi gravado em duas semanas e meia e com um custo baixíssimo, rendeu a venda de mais de 700 mil cópias. Com hits como "Alagados" e "Melô do Marinheiro" o grupo atingiu o auge de sua carreira.

Também neste ano os músicos conseguiram, por intermédio do empresário da banda tocar no Rock in Rio I, onde fizeram dois shows e firmaram a carreira dos Paralamas como uma banda irreverente. Conquistaram a platéia, que não se conteve e fez o estádio se transformar numa enorme pista de dança. Nos dois anos seguintes fizeram shows por todo o Brasil.

Em 1987 surge o convite para tocarem no Festival de Montreaux, na Suíça. Com a fusão de rock, reggae e ritmos latinos conquistaram o público. Com isso lançaram o quarto álbum, "D", que levou disco de platina.

Depois do enorme sucesso chega às lojas em 1988 o outro disco, "Bora-Bora", que seguia as mesmas linhas sonoras dos discos anteriores, mas sem o mesmo êxito comercial. Neste disco Herbert lamentava o fim do casamento com a cantora Paula Toller, do Kid Abelha. Os hits deste LP foram "O Beco" e "Quase Um Segundo".

A banda lançou em 1989 "Big Bang", responsável por uma turnê internacional. Dois hits marcaram este disco: a inesquecível "Lanterna dos Afogados" e "Perplexo", além de "Pólvora" que entrou para a história por ter sido o primeiro clip apresentado na MTV brasileira.

Após "Big Bang" os Paralamas "sumiram" por dois anos. Em 1990 lançaram o disco "Arquivo", uma coletânea de antigos hits.

Em 1991 , quase dez anos depois do primeiro acorde em conjunto, os Paralamas lançaram "Os Grãos", um longa-metragem sonoro, o disco síntese da sua carreira, tendo como grandes hits "Trac Trac" e "Sábado".

Em 1992 Herbert lança seu disco solo, "Ê Batumaré".

Em 1994 os Paralamas lançaram "Severino", um trabalho mais experimental, com influências nordestinas, letras pesadas e até mesmo a participação de Brian May, guitarrista do Queen, este disco foi um fracasso comercial, vendendo 60 mil cópias apenas.

Depois da turnê no exterior e do disco "Severino" eles queriam uma "volta aos básicos". Em 1995 a banda voltou às paradas de sucesso com o disco Vamo Batê Lata, que trazia 14 músicas dos discos anteriores, gravadas num show em São Paulo e um CD bônus com 4 músicas inéditas: "Saber Amar", "Esta Tarde","300 Picaretas" e "Uma Brasileira", esta composta por Herbert Vianna em parceria com Carlinhos Brown. "300 Picaretas" provocou a ira do Congresso Nacional, que tentou censurá-la. Mas foi mesmo com "Uma Brasileira" que os Paralamas voltaram ao topo. Foi essa música que ganhou o maior prêmio, o da escolha da audiência, no primeiro MTV Video Music Awards (1995).

Em junho de 1996 lançaram seu décimo primeiro disco: Nove Luas . O destaque do CD são as parcerias buscadas pelos componentes do grupo para compor a maioria das 12 faixas do trabalho. Lulu Santos (em "Outra Beleza"), os argentinos Los Pericos (na versão "Lourinha Bombril”), Marcos e Paulo Sérgio Valle (na regravação de "Capitão de Indústria"), Nando Reis e Marcelo Fromer (na co-autoria de "O Caroço da Cabeça”) fazem participação no disco.

O disco Hey Na Na foi lançado em março de 1998, mostrando um trabalho um pouco diferente do disco anterior. Com hits como "Ela Disse Adeus" e "O Amor não Sabe Esperar" a banda continuou sendo tocada em todas as rádios do país.

Em 1998, a convite da MTV, a banda decidiu gravar um disco acústico, com antigos sucessos apresentados em nova roupagem. Não só o disco foi um sucesso, como o estilo acústico acabou sendo adotado por diversos outros artistas que também se associaram à MTV.



 Interação
 
Deixe uma mensagem para Herbert Vianna

 Reconstituição
 
Veja a reconstituição do acidente

Para poder ver a animação é necessário ter o plug-in para o Flash (470k).Baixe aqui

 Galeria
Reprodução
Herbert Vianna e sua mulher, Lucy, que morreu no acidente

 Localização
Local do acidente

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.