Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2000 - 16h42

Davi de Michelangelo é estrábico

Publicidade

da Reuters
em Londres

O Davi esculpido pelo artista italiano Michelangelo, elogiado por ser uma representação do ideal de beleza masculina, não é tão perfeito assim _ele é estrábico.

Imagens a laser da face da estátua de Davi, feitas pelo cientista da computação Marc Levoy, da Universidade Stanford, mostram que a figura não apresenta um olhar perdido no infinito, mas sim que está entortando os olhos.

"A direção de cada um dos olhos na verdade diverge", afirma Levoy na edição desta semana da revista "New Scientist".

De um lado, a estátua parece olhar levemente para a esquerda, mas do lado esquerdo da figura, Davi parece olhar diretamente para frente.

"É um típico truque de Michelangelo. Ele incrementou cada olho segundo o modo como aparecem quando vistos de lado", acrescentou Levoy.

O desvio no olhar da estátua de cerca de cinco metros de altura e colocada sobre um pedestal de dois metros não pode ser percebido pelo público que visita a Galleria dell'Academia, em Florença.

Mesmo se os curiosos tivessem uma posição mais favorável, a visão frontal da estátua fica tampada pela mão levantada da figura.

Levoy, que gastou um ano realizando imagens computadorizadas da estátua, obteve-as suspendendo um scanner e direcionando-o diretamente para a face de Davi. O cientista gravou as ondulações do raio laser enquanto ele deslizava pela superfície da estátua.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página