Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2001 - 19h34

"O Tigre e o Dragão" bate recorde de bilheteria antes de ir ao Oscar

Publicidade

da Folha Online

O filme "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, faturou US$ 100 milhões -um recorde de bilheteria para um filme de língua estrangeira- desde que estreou. Somente nos Estados Unidos, foram US$ 60 milhões. O longa, que foi indicado em dez categorias para o Oscar 2001, estréia no Brasil na próxima sexta-feira, dia 16.

A informação da arrecadação do filme foi fornecida pela Sony Pictures Classics dos EUA, que lançou o filme em mais de 1.200 salas, distribuídas pela Columbia Tristar Pictures entre Nova York, Los Angeles, Chicago, Boston, Carolina do Norte, Ann Arbor, Califórnia e Virgínia.

"O Tigre e o Dragão" também bateu recordes de faturamento na Inglaterra e na Nova Zelândia. O filme está próximo de atingir o mesmo recorde na Austrália e estreou em primeiro lugar nas bilheterias de Taiwan (onde ganhou cinco "Golden Horse Awards", incluindo Melhor Filme), na Coréia, em Hong Kong, na Malásia, em Cingapura, na Tailândia, nas Filipinas e em Paris (onde obteve a maior abertura já conquistada por um filme asiático e o segundo lugar no ranking das maiores bilheterias em seu final de semana de estréia na França).

Ang Lee faturou, com o filme, dois Globos de Ouro, incluindo Melhor Diretor. O filme também obteve 14 indicações do BAFTA incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Michelle Yeoh) e Melhor Atriz Coadjuvante (Ziyi Zhang).

"O Tigre e o Dragão" também foi escolhido Melhor Filme do Ano pela associação de críticos de cinema de Los Angeles (Los Angeles Film Critics Association), pela "Time Magazine" e por mais cem críticos de cinema em toda América.

O filme "O Tigre e o Dragão" concorre a Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção para Ang Lee, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.

Seu principal adversário no Oscar é "Gladiador", que recebeu 12 indicações.

Leia mais notícias sobre o Oscar 2001
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página