Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2001 - 12h12

Diretor de "Viramundo" será homenageado no "É Tudo Verdade"

Publicidade

da Folha Online

O documentarista baiano Geraldo Sarno será homenageado na edição deste ano do "É Tudo Verdade" - 6º Festival Internacional de Documentários.

O festival vai exibir os principais trabalhos do cineasta, destacando o clássico "Viramundo", de 1965, um ensaio sobre a migração de nordestinos para São Paulo que venceu o Festival de Evian , na França, e conquistou os prêmios de melhor documentário nos festivais de Viña del Mar, no Chile, e do Uruguai.

A retrospectiva inclui os longas-metragens "Iaô" (1976) e "Deus é Um Fogo" (1987) e promove ainda a exibição do mais recente projeto do diretor, a série "A Linguagem do Cinema". Composta por episódios de aproximadamente 50 minutos de duração, a série prevê um total de 56 programas dedicados ao processo criativo de cineastas nacionais. No "É Tudo Verdade" serão apresentados os episódios sobre Ruy Guerra, Ana Carolina, Walter Salles e Daniela Thomas, Júlio Bressane, Paulo Caldas e Marcelo Luna e Linduarte Noronha.

Geraldo Sarno também dirigiu "Viva Cariri!" (1970), "Segunda-Feira" (1975), "A Terra Queima" (1984), "O Pica-Pau amarelo" (1973) e "Coronel Delmiro Gouveia" (1977), entre outros.

"Viramundo" conta a trajetória do migrante nordestino buscando o sonho do progresso na metrópole paulistana. Sublinhado pela narrativa de cantadores de viola, o filme desmonta o mito do herói do sertão que, abandonando a terra natal, torna-se famoso pelas proezas de trabalho e esforço de que é capaz. Sarno conta em seu filme que a realidade nem sempre respeita o mito.

Em levantamento promovido pelo "É Tudo Verdade" em 2000, "Viramundo" foi votado por especialistas como um dos mais marcantes documentários brasileiros de todos os tempos.

O festival, dirigido pelo crítico Amir Labaki, realiza sua edição 2001 de 29 de março a 8 de abril, no Rio de Janeiro e em São Paulo, simultaneamente.

Mais informações podem ser obtidas pelo tel 0/xx/11/3062-9601 ou pelo e-mail www.itstrue@kinoforum.org site
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página