Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2001 - 10h39

Memorial exibe filmes dirigidos por mulheres em março

Publicidade

da Folha Online

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher a Videoteca do Memorial programou a exibição de filmes dirigidos por cineastas mulheres.

Os filmes, que abordam diversas temáticas, serão exibidos até o dia 30 de março, às 10h, 12h e 15h. Todos os dias excetos sábados e domingos.

Veja a programação:

"Gaijin - Caminhos da Liberdade", de Tizuka Yamasaki (Brasil - 1980)

A história dos imigrantes japoneses no Brasil e suas relações com os italianos e nordestinos. Com Kyoko Tsukamoto, Antônio Fagundes, Jiro Kawarasaki, Gianfrancesco Guarnieri e José Dumont.

"De Cierta Manera", de Sara Gomez (Cuba - 1974)

Miraflores, bairro construído em 1962 por seus próprios moradores, é resultado dos primeiros esforços da Revolução para erradicar os chamados bairros indigentes, que abrigavam grande parte do antigo setor marginal da população cubana. No filme intervêm, junto aos atores, alguns personagens reais. Com Mario Balmaseda, Yolanda Cuellar, Mario Limonta, Isaura Mendoza, Bobby Carcases e Sarita Reyes.

"Colheita Amarga", de Agnieszka Holland (Alemanha - 1985)

Durante o último ano da 2ª Guerra Mundial, negociante alemão de origem polonesa abriga em sua fazenda uma fugitiva judia perseguida pelos nazistas. Com Armin Mueller-Stahl, Elisabeth Trissenaar, Wojciech Pszoniak, Käte Jaenicke e Hans Beerhenke.

"Getúlio Vargas", de Ana Carolina (Brasil - 1974)

Documentário sobre o cotidiano do Brasil getulista, entre as décadas de 30 e 50. Importantes fatos políticos, como o próprio suicídio de Getúlio e a participação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial, em filmagens do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), órgão do Estado Novo, e e da Agência Nacional.

"A Hora da Estrela", de Suzana Amaral (Brasil - 1985)

Macabéa, nordestina jovem e desajeitada, vai viver em São Paulo, onde consegue emprego como datilógrafa. Sua rotina se divide entre o trabalho, a amizade com uma colega e o relacionamento com um desengonçado conterrâneo. Adaptação do romance de Clarice Lispector. Com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Denoy de Oliveira e Umberto Magnani.

"Paisaje Breve",/b>, de Marisol Trujillo (Cuba - 1985)

Documentário que mostra o trabalho do artista plástico cubano Tomas Sanchez, vencedor do 19º Prêmio Internacional de Dibujo, outorgado pela Fundación Joan Miró, em 1980.

"De Amor e de Sombras", de Betty Kaplan (Argentina/Espanha - 1994)

No Chile dos anos 70, uma jornalista se apaixona por fotógrafo que ajuda a resistência. Ao cobrir a notícia, esbarram em crime político e enfrentam a sociedade para contar a verdade sobre seu país. Com Antonio Banderas, Jennifer Connelly, Stefania Sandrelli, Patrício Contreras e Diego Wallraff.

"In Vino Veritas", de Ítala Nandi (Brasil - 1981)

A vinicultura no Rio Grande do Sul serve como tema através do qual é retratada a introdução do cooperativismo no Brasil, na década de 30.

"Miss Mary", de María Luisa Bemberg (Argentina - 1986)

História de uma família típica da oligarquia de criadores de gado da Argentina, entre 1938 e 1945. A governanta das meninas da casa, Miss Mary, é testemunha dos acontecimentos ocorridos pouco antes da ascensão de Juan Domingos Perón ao governo argentino. Com Julie Christie, Nacha Guevara, Eduardo Pavlovsky e Gerardo Romano.

"Já que Ninguém me Tira pra Dançar", de Ana Maria Magalhães (Brasil)

Documentário que reconstitui a trajetória de Leila Diniz, através de suas imagens e da memória dos amigos, reunindo trechos de filmes, fotos, depoimentos de artistas que trabalharam e conviveram com ela, além de um elenco que revive ficcionalmente fatos marcantes ocorridos em sua vida. Leila é interpretada por Lídia Brondi, Louise Cardoso e Lygia Diniz.

"Mar de Rosas", de Ana Carolina (Brasil - 1977)

O relacionamento deteriorado de um casal culmina com a tentativa da mulher de assassinar o marido. Com Norma Bengell, Otávio Augusto, Cristina Pereira, Míriam Muniz, Ary Fontoura e Hugo Carvana.

"Pós-Modernidade", de Mirella Martinelli (Brasil - 1989)

A partir da cidade de São Paulo, o documentário enfoca a cultura metropolitana dos anos 80, através de sua produção artística e de cenas do cotidiano. Mostra a influência da automação e dos meios de comunicação de massa numa cultura que se caracteriza pela pluralidade e pela diversidade.

"Jenipapo", de Monique Gardenberg (Brasil/EUA - 1995)

Às vésperas da votação da reforma agrária, o padre Stephen, principal defensor dos sem-terra, mergulha em silêncio inexplicável. Um jornalista americano, que trabalha num jornal brasileiro, tenta entrevistá-lo a todo o custo. Com Henry Czerny, Patrick Bauchau, Miguel Lunardi, Júlia Lemmertz, Daniel Dantas, Ana Beatriz Nogueira e Marília Pêra.

"Orí", de Raquel Gerber (Brasil - 1989)

Reportagem sociológica sobre a cultura negra na África e no Brasil.

"O Piano", de Jane Campion (Nova Zelândia/França - 1993)

No fim do século 19, viúva muda viaja com a filha até a Nova Zelândia para um casamento arranjado com fazendeiro que a impede de tocar piano. Com Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill, Anna Paquin.

"Sonho de Valsa", de Ana Carolina (Brasil -1987)

Mulher tenta se livrar dos fantasmas do passado, entre eles a família, e passa de homem para homem, de dúvida para dúvida, tentando achar sua identidade e a felicidade. Com Xuxa Lopes, Ney Matogrosso, Daniel Dantas, Arduino Colassanti e Paulo Reis.

"Rosa Luxemburgo",/b>, de Margarethe von Trotta (Alemanha - 1985)

Biografia da militante, oradora e teórica marxista Rosa Luxemburgo, judia-polonesa que liderou uma revolução comunista na Alemanha do começo do século 20, e morreu assassinada em 1919. Com Barbara Sukowa, Daniel Olbrychski, Otto Sander, Doris Schade e Hannes Jaenicke.

"Parahyba, Mulher Macho", de Tizuka Yamasaki (Brasil - 1983)

A história de Anayde Beiriz, amante do assassino de João Pessoa, governador da Paraíba em 1930. Com Tânia Alves, Cláudio Marzo, Walmor Chagas, Oswaldo Loureiro, José Dumont e Grande Otelo.

"Das Tripas Coração", de Ana Carolina (Brasil)

Por problemas econômicos e administrativos, colégio para moças sofre intervenção do governo. Enquanto espera na sala de reuniões para comunicar o fato aos responsáveis, o interventor dorme e tem início um louco sonho envolvendo professores, alunas e outros personagens. Com Dina Sfat, Xuxa Lopes, Antônio Fagundes, Míriam Muniz, Nair Belo e Cristina Pereira.

"Buscando a Chano Pozo", de Rebeca Chávez (Cuba -1987)

Documentário sobre Chano Pozo, famoso músico cubano da década de 40, exerceu grande influência no jazz americano, e sobretudo na música de Dizzy Gillespie. Foi assassinado em 1948, no Rio Cafe, no bairro do Harlem, nos EUA, durante uma discussão.

"Eternamente Pagu", de Norma Bengell (Brasil -1987)

O filme é baseado na biografia de Patrícia Galvão, Pagú, figura polêmica que formou com Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral um ruidoso triângulo amoroso. Com Carla Camuratti, Antônio Fagundes, Esther Góes, Nina de Pádua e Otávio Augusto.

"Coconut, Cane and Cutlass", de Michelle Mohabeer (Guiana/Canadá - 1994)

Traça um paralelo entre duas formas de repressão. a sexual (sobretudo em relação ao homossexualismo) e a econômica, ambas vividas pelas colônias latino-americanas.

"Gaijin - Caminhos da Liberdade", de Tizuka Yamasaki (Brasil - 1980)

A história dos imigrantes japoneses no Brasil e suas relações com os italianos e nordestinos. Com Kyoko Tsukamoto, Antônio Fagundes, Jiro Kawarasaki, Gianfrancesco Guarnieri e José Dumont.

Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 0/xx/11/3823-9843. O Memorial da América Latina fica na av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, São Paulo. A entrada é gratuita.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade