Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2001 - 12h06

Benício del Toro é favorito ao Oscar de melhor ator coadjuvante

Publicidade

da Reuters, em Miami

O portorriquenho Benicio del Toro é um dos favoritos ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo filme "Traffic". Del Toro, 34, já conquistou vários prêmios, incluindo um Globo de Ouro e uma homenagem do Sindicato dos Atores por sua interpretação como Javier Rodríguez, um policial mexicano encarregado de investigar o tráfico de drogas na fronteira do México com os EUA.

O personagem de Del Toro ganhou ainda mais autenticidade com os diálogos falados em espanhol que, em outras épocas, seria criticado pelo público norte-americano.

"Interpretar um papel em espanhol foi uma tarefa emocionante", disse Del Toro em entrevista ao jornal "El Nuevo Herald". "Além de participar da história, que mostra um realismo nunca antes visto", disse.

Del Toro está em vantagem sobre seus rivais, pois não há ninguém que tenha recebido tantos elogios quanto ele desde que "Traffic" estreou nos EUA, no final do ano passado.

O Oscar de melhor ator coadjuvante será disputado por Jeff Bridges, por "The Contender"; Willem Dafoe, por "Shadow of the Vampire"; Albert Finney, por "Erin Brockovich", e Joaquin Phoenix, por "Gladiador".

Del Toro iniciou sua carreira há 13 anos e já fez mais de 20 longas-metragem, como "Basquiat".

Nascido em Santurce, Porto Rico, Del Toro foi levado para a Pensilvânia por seu pai aos 13 anos de idade, onde estudou antes de mudar-se para San Diego com a intenção de ingressar no curso de direito da Universidade da Califórnia.

A paixão pelo cinema o fez mudar-se para Nova York para estudar na Escola Circle de Teatro Profissional, conseguindo depois entrar para o Conservatório Stella Adler.

Leia mais notícias sobre o Oscar 2001
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página