Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2000 - 16h03

'The Condender' mostra briga entre democratas e republicanos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Tanto a vida quanto a arte andam levantando dúvidas sobre o sistema político dos EUA. No mundo real, a população acompanha angustiada a batalha jurídica que ajudará a definir o vencedor da eleição presidencial. E, se os americanos quiserem relaxar, ir ao cinema e esquecer de Gore, Bush e seus comparsas, podem acabar encontrando ainda mais podridão do que têm visto na TV.

Esse é o caso se o filme que decidirem assistir for 'The Contender', exibido esta semana no Festival Internacional de Cinema de Londres e com data de estréia no Brasil ainda indefinida.

Escrito e dirigido pelo ex-crítico cinematográfico Rod Lurie, 'The Contender' é um thriller político, uma incursão aos bastidores da 'realpolitik' de Washington. Após a morte do vice-presidente, o presidente americano (interpretado por Jeff Bridges) decide indicar a senadora Laine Hanson (Joan Allen) para o posto.

Estariam os EUA prontos para, após mais de quatro dezenas de presidentes homens, aceitar a eventualidade de uma mulher no comando? O falso moralismo que permeia o universo machista dos círculos de decisão da capital do império é colocado em debate.

Antes de se tornar a primeira mulher vice-presidente do país, Hanson precisa da aprovação de uma comissão do Congresso que, claro, fará de tudo para barrá-la. O vilão da história, o congressista republicano Shelly Runyon (Gary Oldman), pede uma investigação da vida particular da senadora, em busca de armas para desmoralizá-la.

E consegue algo realmente bombástico: fotos de Hanson, dos seus tempos de faculdade, praticando sexo com dois homens ao mesmo tempo, durante orgia numa república estudantil.

Sua conduta sexual passa a ser mais relevante que seu histórico político e seu projeto para o país (qualquer semelhança com o caso Lewinsky é mera coincidência...).

Entre os vários pés que tem na realidade política recente dos EUA, 'The Contender' também pode ser visto como um prenúncio do que Hillary Clinton, eleita senadora por Nova York, pode ter pela frente.

Se a vida imitar a arte, muito em breve começarão a pipocar novos escândalos dos Clintons, só que às avessas. Saem de campo as aventuras com charutos cubanos de Bill. Entram os ex-amantes (ou, quem sabe, os atuais) da senadora Hillary. É esperar para ver.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página