Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2001 - 10h35

Oscar: Geoffrey Rush construiu reputação longe de Hollywood

Publicidade

da Reuters

O ator australiano Geoffrey Rush, de 49 anos, pode não ganhar os US$ 15 milhões que seu colega Russell Crowe pede por filme, mas tem uma reputação sólida formada graças a uma carreira repleta de filmes de qualidade.

Além de "Shine - Brilhante", que lhe rendeu o Oscar em 1996, Geoffrey Rush foi muito aplaudido em vários trabalhos, como "Os Miseráveis", no qual fez o papel do vilão da história, em "Elizabeth" ou mesmo em "Shakespeare Apaixonado", pelo qual foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante em 1998.

Mas o ator nunca esqueceu suas raízes e é aclamado na Austrália pelo costume de, volta e meia, voltar ao palco quando não está filmando ao lado de Liam Neeson, Pierce Brosnan e companhia.

"Rush é uma estrela apenas no nome", escreveu um jornalista australiano. "Ele é antes um ator que uma estrela de cinema", declarou outro.

O diretor australiano Scott Hicks, que dirigiu Rush em "Shine - Brilhante", descreve-o como "um ator de calibre excepcional".

"Ele mostrou de maneira veemente que não é ator de um papel só, que tem uma variedade de talentos... e ele vem sendo recompensado por isso repetidamente", disse o diretor.

"Francamente, ser indicado ao Oscar é uma honra se você levar em conta tudo o que essa escolha envolve. Mas ser indicado três vezes é um recorde inacreditável."

Leia mais notícias sobre o Oscar
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página