Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2001 - 03h21

Del Toro ganha fama ao trocar papel de bandido por mocinho

Publicidade

da Reuters

Depois de trabalhar mais de dez anos na televisão fazendo papel de bandido, Benicio Del Toro teve seu trabalho reconhecido na cerimônia de entrega do Oscar deste ano ao receber a estatueta de melhor ator coadjuvante por "Traffic" na noite de domingo.

Nascido em Porto Rico, o ator de 29 anos recebeu aclamação internacional ao interpretar um policial que tenta combater o tráfico de drogas na fronteira entre os Estados Unidos e o México.

Del Toro derrotou um formidável grupo de atores na categoria de ator coadjuvante, entre eles, Albert Finney, por "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento"; Jeff Bridges, por "The Contender"; Willem Dafoe por "Shadow of the Vampire", e Joaquin Phoenix por "Gladiador".

O alto e moreno Del Toro recebeu, em janeiro, o Globo de Ouro por "Traffic" e, no começo deste mês, também foi premiado pelo Screen Actor's Guild, troféu dado pelo sindicato dos atores de Hollywood.

Depois de passar treze anos de sua infância numa fazenda da Pensilvânia, Benicio Del Toro foi para a universidade com planos para se tornar advogado, mas passou a se interessar pelo teatro ao frequentar aulas de interpretação na Universidade da Califórnia, em San Diego.

O trabalho de Del Toro ganhou mais destaque quando fez um ameaçador traficante de drogas na minissérie da NBC, "Drug Wars: The Camarena Story", que recebeu o Emmy de 1990.

Na sua carreira no cinema, ele também atuou em papéis menores, como no filme de 007 "Licença Para Matar", ao lado de Timothy Dalton, e na primeira produção dirigida por Sean Penn, "The Indian Runner". Em "Christopher Columbus: The Discover" (1992), ele viveu um marinheiro estuprador que foi assassinado pelo próprio pai. Com o ator Kevin Spacey fez, em 1996, o amigo do pintor americano Jean-Michel Basquiat no filme "Basquiat".

Saiba quem ganhou o Oscar 2001

Leia mais notícias sobre o Oscar 2001
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página