Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2001 - 10h40

Tadeu Jungle inaugura sua primeira exposição fotográfica em SP

Publicidade

free-lance para a Folha de S. Paulo

O artista multimeios, como se define Tadeu Jungle, inaugura, com "Estradas, Camas e Reflexões", sua primeira exposição fotográfica: são 44 chapas de camas nas quais se deitou nos últimos cinco anos, expandidas para telões de cetim, aço e linóleo.

Com uma trajetória iniciada em 1980 -em que predominou o vídeo-, Tadeu começou a fotografar sistematicamente camas e estradas em 1996. Chamou os colaboradores da Folha Felipe Chaimovich e Eduardo Brandão para averiguarem o material. O resultado é a exposição.

"Se você descortina o olhar, vê, nas camas desfeitas, uma poética do abandono, a ausência, o resto, a migalha. São marcas de um ato inconsciente que expõe o cotidiano", conta Jungle.

Completam a exposição dois vídeos: "Tudo Pode (Perder-se)" e "Sempre Tem Mais". O primeiro é uma mesma cama fotografada 24 horas, como uma escultura móvel, pois há pequenos movimentos nos lençóis e travesseiros.

No segundo, são 18 estradas fundidas, que dão a impressão de que são uma só. Em ambos os trabalhos, as imagens são bastante lentas.

Atualmente, Jungle dirige a série de DVDs "Festival Teatro Oficina", que documenta o repertório da companhia nos anos 90. E prepara um documentário sobre o cantor Arnaldo Antunes.

TADEU JUNGLE - exposição de fotografias. Onde: Valu Oria Galeria de Arte (al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.403, Jardim Paulista, região oeste, tel. 3083-0811). Quando: de seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 11h às 14h; até 12/5. Quanto: grátis. Na internet: www.estradascamasreflexoes.cjb.net
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página