Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2001 - 13h26

Associação premia os melhores da fotografia brasileira

Publicidade

da Folha Online

Em cerimônia realizada ontem à noite na sede da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, foram anunciados os diretores de fotografia vencedores do Prêmio ABC de Cinematografia 2001.

Affonso Beato conquistou dois troféus pelo videoclipe "Pérola Negra" (de Daniela Mercury) e pelo filme publicitário "Vento/Amir Klink". César Charlone assina a melhor direção de fotografia de série televisiva, pelo episódio "Palace 2", dirigido por Fernando Meirelles para a série "Brava Gente Brasileira", da Rede Globo.

Foram premiados também Breno Silveira, pelo longa-metragem "Eu Tu Eles" (de Andrucha Waddington), e Mauro Pinheiro, pelo curta "O Velho, o Mar e o Lago", de Camilo Cavalcanti.

A cerimônia de premiação, que foi conduzida pela cineasta e VJ Marina Person, contou com aparticipação da atriz Marisa Orth, que entregou o prêmio na categoria videoclipe; o publicitário Washington Olivetto, que entregou o de publicidade; Dib Lufti, que premiou melhor fotografia em série de tv; a atriz Denise Fraga, para curta-metragem e Ricardo Aronovich que premiou o melhor trabalho em longa-metragem.

Aronovich, que colaborou nos primeiros filmes do Cinema Novo e hoje mora na França, recebeu ainda um troféu em homenagem a sua carreira, entregue por Affonso Beato, seu ex-assistente.

O prêmio é promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia, entidade que reúne 170 profissionais, entre diretores de fotografia, operadores de câmera e assistentes.

Além dos troféus, desenhados pelo artista plástico Charles Holmquist, os vencedores receberam prêmios em viagens para participação em festiviais e eventos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página