Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2001 - 13h41

Bienal homenageia Manoel Carlos, autor de "Laços de Família"

Publicidade

free-lance para a Folha Online

O dramaturgo Manoel Carlos, autor da novela "Laços de Família", sucesso exibido pela Rede Globo entre o ano passado e o início deste ano, foi homenageado como a personalidade do ano na 10ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

Manoel Carlos foi escolhido por ter criado uma livraria para a trama, o que, na opinião dos organizadores da Bienal do Livro, ajudou a popularizar e a estimular a leitura.

O prêmio é concedido há três anos e já homenageou o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Um elenco global foi até a Bienal no sábado para prestigiar Manoel Carlos. O diretor Ricardo Waddington e sua mulher, Helena Ranaldi, Marcos Frota e Carolina Dieckman, Tony Ramos e Nicete Bruno estavam entre os vips, que foram recebidos com um coquetel.

"Este prêmio tem um grande significado, é um prêmio que se destaca entre todas as outras homenagens que já recebi, principalmente porque é um prêmio dos editores e livreiros. Eu fiquei muito feliz de ter recebido hoje, com a presença de uma parte do elenco que veio me prestigiar e muitos amigos e convidados. Presenças ilustres como a da Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Ziraldo e Zuenir Ventura me deixam muito honrado", disse Manoel Carlos.

O autor de "Laços de Família" disse que a livraria serviu como cenário da novela, que retratou o cotidiano de Manoel Carlos no Leblon, tradicional bairro carioca. "Os editores ficaram muito agradecidos porque aumentou muito a venda de livros e eles resolveram me prestar esta homenagem."

"A literatura me ajuda em tudo na minha vida. Cresci no meio de livros e minha família era muito ligada a livros. Cresci lendo, sempre li muito e acho o livro fundamental. Por isso, em todos os meus trabalhos na televisão, menciono livros", disse o novelista, que atualmente lê uma biografia de William Shakespeare escrita por Haroldo Brum.

Manoel Carlos está terminando de escrever a minissérie "Presença de Anita", que começa a ser gravada na Globo na próxima semana.

Segundo ele, seu gosto pela literatura é pela poesia (Carlos Drummond de Andrade e Manoel Bandeira), Lygia Fagundes Telles, com contos e romances, Cecília Meirelles, Clarice Lispector e Hilda Hilst.

Leia mais notícias sobre a Bienal do Livro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página