Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2001 - 18h09

Órgãos de Fromer já têm receptores

Publicidade

da Folha Online

A retirada dos órgãos do guitarrista do Titãs, Marcelo Fromer, 39, que foi atropelado segunda-feira à noite e teve morte cerebral, começará por volta das 19h.

Já foram encontrados receptores para todos os órgãos do músico que serão doados. O primeiro órgão que será retirado é o coração. Depois o fígado, o pâncreas, os rins e as córneas -nesta ordem.

Apesar de a Secretaria de Saúde não divulgar os nomes das pessoas que receberão os órgãos, sabe-se que o coração do titã será doado a um paciente da Beneficência Portuguesa. O fígado provavelmente será recebido por um paciente do Hospital das Clínicas. O pâncreas e os rins também devem ser doados a pacientes da Beneficência. Não se sabe ainda quem receberá as córneas de Fromer porque elas podem ficar por até 15 dias no banco de órgãos.

A retirada do coração do músico e a cirurgia de transplantes será feita quase que simultaneamente porque o órgão resiste no máximo três horas.

Todos os órgãos que serão doados devem ser retirados até a 1h de amanhã. Só então o corpo de Fromer será levado ao IML (Instituto Médico Legal) para que seja feita a autópsia.

Segundo informações de Milton Glezer, coordenador da organização de procura de órgãos do Hospital das Clínicas, 15h deve ser o horário que constará da certidão de óbito de Fromer.

Para constar a morte cerebral, os médicos fizeram uma angiografia, exame que detecta a passagem de sangue para o cérebro. O procedimento é fazer a prova e a contra-prova do exame para só então ter certeza do resultado. No caso de Fromer, a prova foi feita às 9h de hoje e a contra-prova aconteceu às 15h. Os dois exames constataram que o fluxo de sangue do titã parava no pescoço.

Leia mais notícias sobre a morte de Marcelo Fromer
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página