Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2001 - 23h01

Pen Clube 2000 premia escritores em Portugal

Publicidade

da Agência Lusa, em Lisboa

Fiama Hasse, Pedro Tamen, António Guerreiro, Maria João Reynaud e Ascêncio de Freitas são os autores que conquistaram os prêmios literários Pen Clube Português relativos ao ano 2000 para poesia, ensaio e novela.

Esta é a 22ª edição dos Prêmios Pen Clube, promovidos pelo IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas). Para cada um dos três gêneros contemplados a premiação foi de US$ 4,2 mil.

Na poesia, a premiação foi atribuída pelas obras "Cenas Viva", de Fiama Hasse Pais Brandão e edição da Relógio d'Água; e "Memória Indescritível", de Pedro Tamen e editado pela Gótica. O júri foi integrado por Eduardo Prado Coelho, Fernando J.B. Martinho e João Barrento.

Os ensaístas António Guerreiro e Maria João Reynaud foram premiados, respectivamente, pelos trabalhos "O Acento Agudo do Presente", da editora Cotovia; e "Metamorfoses da Escrita", pelo Campo das Letras. Ana Hatherly, Álvaro Manuel Machado e Teresa Salema foram os jurados.

Na ficção, foi escolhido o romance "O Canto da Sangardata", de Ascêncio de Freitas, publicado pela Editorial Notícias. Do júri fizeram parte Casimiro de Brito, Francisco Bélard e Manuel Frias Martins.

Leia mais notícias da Agência Lusa

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página