Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2001 - 21h17

Nélida Piñon recebe Prêmio Iberoamericano de Narrativa

Publicidade

da Folha Online

A escritora Nélida Piñon recebe,no dia 12 de setembro, o Prêmio Iberoamericano de Narrativa Jorge Isaacs, instituído em homenagem ao escritor colombiano Jorge Isaacs.

O prêmio Jorge Isaacs será entregue durante o Festival Internacional de Cali, considerado o evento cultural mais importante da Colômbia. Nélida Piñon é a terceira escritora a receber esse prêmio. Os outros premiados foram o poeta espanhol Juan Goytisolo, há quatro anos, e oescritor peruano naturalizado espanhol Mario Vargas Llosa, há dois anos.

A escitora, que foi a primeira mulher a presidir a ABL (Academia Brasileira de Letras) - em 1997 - vai receber US$ 30 mil. Em 1995, recebeu o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo, concedido pela primeira vez a uma escritora de língua portuguesa.

Além desses, já recebeu outros prêmios, em nível nacional, como o Prêmio Mário de Andrade, em 1973, pelo romance "A casa da paixão". A obra de Nélida Piñon não está representada apenas pelos romances. Destacam-se também contos, ensaios e literatura-infanto-juvenil. Seus livros já foram traduzidos em vários idiomas, entre os quais alemão, italiano, espanhol, russo e inglês.

A escritora chegou hoje ao Brasil, depois de ter passado uma temporada na Espanha, fazendo conferências.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página