Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2001 - 21h20

"Os estilistas se odeiam", diz jornalista inglês na SP Fashion Week

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

O escritor e jornalista inglês Collin McDowell fomentou a discussão entre os organizadores das semanas de moda dos principais centros internacionais do setor hoje, durante evento realizado no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna) em São Paulo.

O debate fez parte do calendário paralelo da São Paulo Fashion Week. Estiveram presentes representantes da Itália, França, Estados Unidos e Inglaterra.

McDowell está fazendo a curadoria de uma retrospectiva do estilista John Galliano e é crítico de moda há 30 anos.

Veja a opinião do jornalista sobre alguns temas:

Moda e arte

Roupa é para ser vendida. Ninguém associa moda com arte.

Imprensa

Nossa função [de jornalistas] não é dar suporte para a moda. Precisamos de idéias novas. As pessoas estão cansadas da moda. As pessoas não se importam com o que os designers estão fazendo, elas só querem exibir as marcas nas roupas.

Boa vizinhança

Agora todo mundo é amigo, mas no momento em que São Paulo estiver ameaçando, eu quero ver o que vai acontecer. Vocês sabem que os estilistas se odeiam.

Proliferação

Em todos os lugares estão sendo realizadas semanas de moda. A Austrália fez, Cidade do Cabo, na África do Sul, vai fazer... Vai chegar um momento em que basta duas mulheres fazerem tricô em uma cidadezinha para que elas também participem de um evento de moda.

Atrativos

A imprensa não vai aos desfiles de Milão apenas por causa da moda, vai porque a comida é boa. Vai a Sidney porque é uma cidade bonita e vai a Nova York porque é o centro do mundo. Vocês têm que pensar o que São Paulo tem para oferecer para poder tirar os jornalistas dos escritórios.

Combinações

As pessoas querem sempre a mesma coisa da moda: um sapato que combine com o cinto. Os americanos fazem isso muito bem ao dar tudo pronto para as peassoas.

Leia mais notícias sobre a São Paulo Fashion Week
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página