Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2001 - 17h37

MTV vai premiar o pior do ano em nova categoria

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

A MTV anunciou hoje as novidades para a próxima edição do MTV Video Music Brasil, que acontece no dia 16 de agosto, no Credicard Hall, em São Paulo.

Em sua sétima edição, a principal inovação deverá ser a inclusão de uma categoria que pode causar polêmica: a de pior clipe do ano. A escolha deverá ser feita pela crítica e não pelo público, como ocorre na maior parte das categorias.

A apresentação este ano ficará a cargo do VJ da emissora Marcos Mion e deverá haver uma participação maior de outros apresentadores da MTV com uma redução do número de artistas não musicais na entrega dos prêmios. "Este prêmio será mais MTV do que os outros", disse Zico Góes, diretor de programação.

Reunir no palco artistas de estilos bem diferentes como Fernanda Abreu e Zé do Caixão já se tornou tradição no prêmio e deverá se repetir este ano com a participação de nomes como Sandy & Junior, Erasmo Carlos, Dinho Ouro Preto, Supla, o rapper Xis e o grupo KLB.

Entre os shows que acontecerão nos intervalos das premiações, os encontros mais esperados deverão ser o de Cassia Eller com Rita Lee cantando "Top Top" e o das bandas Sepultura e O Rappa.

O momento de emoção acontecerá com a homenagem a Marcelo Fromer, integrante da banda Os Titãs, morto em junho deste ano, vítima de atropelamento.

MTV popular

Este ano o prêmio exclui três categorias: axé, pagode e animação. Segundo o diretor de programação, a saída foi determinada pelo próprio mercado. Esses estilos musicais não estariam tendo tanta procura no mercado como em anos anteriores. "Não há hoje uma produção significativa de clipes de pagode e axé que justifique essas categorias", afirmou Góes.

Com relação à animação, Góes explicou que em 2000 havia uma grande quantidade de clipes usando este recurso, o que não acontece este ano.

Segundo o diretor, as categorias não podem ser fixas porque há uma oscilação na produção de clipes de determinados estilos que obedece ao mercado. O funk, que estourou no começo deste ano, não terá uma categoria. "Foi um fenômeno rápido e que já passou", disse.

O diretor também rebateu as críticas de que a MTV teria, em anos anteriores, se rendido aos ritmos populares, fugindo de sua vocação, mais ligada ao pop rock. "A MTV ficou mais brasileira. Só porque tocamos o que é mais popular não quer dizer que a linguagem também seja mais popular. A maior resitência a esses gêneros foi da crítica", disse.

Na opinião de Anna Butler, diretora de relações artísticas, nesta edição o rock pop será a grande estrela, com a preferência do público por bandas como Charlie Brown Jr., Raimundos e O Rappa (grande vencedor no ano passado).

Os fãs vao escolher os melhores de 9 categorias pela internet no site www.mtv.com.br: Melhor do Ano, Website de Artista, MPB, Música Eleltrônica, Pop, Rap, Democlipe, Revelacão e Rock. Quem nao tem acesso a internet pode votar pelo telefone 0800-7042002. Além da escolha do público, há cinco categorias que serão votadas pela crítica.

Leia também:

  • A lista dos indicados ao MTV VMB 2001

  • 400 mil já votaram nas categorias do VMB da MTV

  • Genética e alta tecnologia inspiram premiação da MTV
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página