Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2001 - 09h41

Ana Maria Braga fará quimioterapia contra câncer no reto e na virilha

Publicidade

da Folha Online

A apresentadora de TV Ana Maria Braga, 52, anunciou hoje em seu programa, o "Mais Você" (Globo), que fará duas sessões de cinco dias cada de quimioterapia para tratar um câncer detectado em dois pontos do corpo, na virilha e no reto.

Ela disse, ao vivo, que, segundo os médicos, ela tem 70% de chances de cura. Ana Maria, que já teve câncer de pele em 1991 e retirou um tumor benigno no útero em 98, se referiu ao câncer como "um resfriado, a uma dor e a uma prisão de ventre". "Sei que vou sair dessa", disse no programa.

A apresentadora disse que descobriu a doença há cerca de 15 dias, quando surgiu um nódulo na sua virilha. Ela foi ao médico, que retirou um pedaço da pele para realizar uma biópsia, que revelou o câncer depois de 72 horas.

Ana Maria Braga chegou a ir a Miami, nos Estados Unidos, para fazer um exame que poderia detectar se o câncer havia se espalhado por outros órgãos do organismo, cujo resultado foi negativo.

Ela disse que, nos últimos 15 dias, viveu o pior momento de sua vida, mas que está mais confiante depois de ter descoberto que o câncer, de um tipo "raríssimo", tem cura. Ela brincou com o fato de estar com um câncer raro: "Que graça teria se fosse igual ao de todo mundo?".

A apresentadora informou que há dois "corpos" no seu organismo. Ela está com um tumor no reto.

Quimioterapia

Ana Maria Braga será internada hoje para iniciar a primeira sessão de quimioterapia. Ela já gravou seus programas, que serão exibidos até terça-feira, e espera voltar a exibir o "Mais Você" ao vivo a partir de quarta-feira da semana que vem.

Ela será internada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e terá pela frente "quatro meses de luta", como ela própria definiu.

No final do programa, a apresentadora se emocionou com o telefonema de dois espectadores, uma mulher e um menino de 12 anos, que lhe disseram palavras de conforto. "Meu filho soube ontem", disse.

Normalmente, quando a pessoa se submete à quimioterapia, que é um tratamento muito forte, a aparência física fica debilitada em razão da queda de cabelo. Ana Maria, mais uma vez, brincou no ar: "Eventualmente terei de usar umas peruquinhas".

A apresentadora encerrou o "Mais Você" de hoje com toda sua equipe, que tem cerca de 30 pessoas, entrando no palco, a abraçando e a aplaudindo. Ela está na Globo desde 1999, quando foi contratada, depois de atingir o sucesso com o programa "Note e Anote" na TV Record.

Apóie Deixe uma mensagem de apoio à apresentadora

Leia mais notícias sobre a saúde de Ana Maria Braga
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página