Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2001 - 17h36

Ana Maria Braga volta ao hospital nesta 5ª para continuar tratamento

Publicidade

da Folha Online

A apresentadora da Globo Ana Maria Braga, 52, será internada novamente nesta quinta-feira, às 11h, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para dar continuidade ao tratamento contra um câncer no canal anal.

Esta é a segunda, de quatro etapas, do tratamento que começou no dia 26 de julho. Ana Maria se submeterá a sessões de quimioterapia por quatro dias, recebendo, por via venosa, uma droga chamada Cisplatina durante três horas diárias e outro medicamento chamado 5FU por 96 horas ininterruptas.

Ana Maria deve deixar o hospital na próxima segunda-feira e retomar seus compromissos profissionais na quinta-feira, quando o programa "Mais Você" volta a ser exibido ao vivo.

Entre o segundo e o terceiro ciclo, quando o tratamento incluirá também sessões de radioterapia, haverá três semanas de intervalo. O quarto ciclo é a última parte do tratamento.

Apesar de remota, pode ser que a apresentadora tenha de se submeter a uma cirurgia para retirar dois gânglios metastásicos (surgidos em decorrência do tumor localizado entre o reto e o ânus) da virilha. A avaliação será feita quando o segundo ciclo for encerrado.

Efeitos colaterais

Durante a primeira fase do tratamento, Ana Maria apresentou, em razão da quimioterapia, efeitos colaterais leves. Teve náusea no segundo dia de tratamento, diarréia fraca e pequenas lesões na boca (mucosite) -que foram tratadas com laser.

Mesmo não tendo perdido cabelos, uma das reações comuns durante esse tratamento, a apresentadora usou algumas vezes durante o "Mais Você" perucas coloridas porque, segundo ela, seu cabelo perdeu a "textura" e ficou mais fino.

O tumor

Ana Maria descobriu que tinha um câncer, chamado de carcinoma anal, depois de biópsia feita em material retirado dos gânglios encontrados em sua virilha.

O tumor localizado no organismo da apresentadora tem 0,8 cm e está no estágio 3, numa escala que vai de 1 a 4. Na fase 1, o paciente tem 100% de chance de recuperação. Na 2, de 70% a 90% de chances; no estágio 3, de 50% a 70% de chances de se recuperar. Quando o tumor atinge o nível 4, as possibilidades de cura são remotas.

Para o oncologista Antonio Carlos Buzaid, chefe da oncologia do hospital e responsável pelo tratamento, o caso da apresentadora é potencialmente curável.

Como Buzaid está nos Estados Unidos, o médico Ricardo Marques, que pertence à mesma equipe, acompanhará a segunda etapa do tratamento de Ana Maria.

Leia mais notícias sobre a saúde de Ana Maria Braga
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página